Café de Rondônia é eleito 4º melhor grão do Brasil

295

O cafeicultor de Cacoal, Diones Mendes Bento, que conquistou o 4º lugar no concurso nacional de qualidade do café, recebeu na quarta-feira (14), das mãos da prefeita Glaucione Rodrigues, uma placa de homenagem pela excelência na produção de café. Diones é acompanhado pelo projeto da cafeicultura desenvolvido pelo Sebrae. No concurso nacional realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, ele concorreu com mais de 400 amostras do grão.

A cerimônia foi realizada no gabinete da prefeitura e contou com a presença da família de Diones Mendes, autoridades e representantes do Sebrae.

“Fizemos um simples momento para homenagear em especial o Diones, pelo 4º lugar alcançado no concurso nacional de qualidade do café. Para nós, que temos o título de capital do café, onde o cultivo desse grão é a segunda maior economia do município, esse reconhecimento é muito importante porque atrai investidores. Em dezembro, vamos receber um investidor interessado em montar uma fábrica de café solúvel em Cacoal.”, disse a prefeita Glaucione Rodrigues.

Diones Bento é um dos participantes do programa da cafeicultura de Rondônia, iniciado em 2016 pelo Sebrae. De acordo com o analista técnico do Sebre em Rondônia Sebastião Oliveira, o programa é um convênio com a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e outros parceiros.

“O projeto atende 300 produtores de sete municípios de Rondônia. Com os participantes, são trabalhados qualidade, produtividade e sustentabilidade do café. Pra isso, levamos informações técnicas aos cafeicultores. Estamos muito felizes em termos cafeicultores do projeto bem colocados no concurso de qualidade do grão.”, destacou Sebastião.

Para o cafeicultor Diones, participar do concurso nacional foi uma experiência muito boa, pois, além de conquistar o 4º lugar, ele também pode divulgar o café produzido em Rondônia.

“Muitas pessoas que participaram do evento tiveram interesse no nosso café e devem vir visitar a nossa lavoura. A participação no concurso propiciou muito aprendizado, pois lá tivemos contato com pessoas do mundo todo. Espero melhorar ainda mais a qualidade do nosso café, para que no próximo ano conquistemos o 1º lugar.”, espera Diones.

Ezequias Braz, presidente da Câmara Setorial do Café de Rondônia, diz que a boa colocação alcançada por Rondônia no concurso serve de incentivo para que os cafeicultores continuem investindo em qualidade.

“Rondônia ficar entre os quatro melhores grãos do Brasil é muito bom porque aumenta a procura por café e as indústrias e os exportadores passam a olhar o nosso estado com outros olhos. Isso incentiva os produtores a produzirem mais e com qualidade.”, declarou Ezequias.

Caso queira saber mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130 5656, InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO.

Comentários