Chuva forte e ventania nesta tarde destelham casas em Vilhena

3523

Uma forte chuva nesta tarde causou prejuízo em diversas casas em Vilhena, segundo foi informado ao site Vilhena Notícias através de internautas que compartilharam seus prejuízos em grupos de redes sociais.

A estação automática da INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) os ventos ultrapassaram os 40 km/h com diversas rajadas. Os moradores dos setores 12, Embratel, 5ºBEC, Jardim Primavera e Cristo Rei tiveram prejuízos com destelhamento por causa das rajadas de vento.

Entre as 15h00 e 16h00 desta segunda-feira, 28 de janeiro, foram registrados 14 mm de chuva em apenas uma hora. Durante o restante do dia o índice chegou a 24,2 mm de chuva.

COMO É MEDIDO O ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO

índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.

Um índice de 2mm de chuva é pouco. 2mm de chuva equivale a 2 litros de água por metro quadrado. Este volume, em se tratando de chuva, é pouco. No entanto, 24mm acumulados como aconteceu em poucas horas em Vilhena a 24 litros de água acumulados em um único metro quadrado.

Comentários