Sicoob Credisul visita instituições de assistência social no Cone Sul de Rondônia

782

A Sicoob Credisul apoia vários projetos sociais e está atenta em cumprir o 7º princípio do cooperativismo, ajudando a comunidade onde está inserida. E na primeira semana de Março, a equipe de marketing da cooperativa visitou três instituições com a quais mantém convênio de doações mensais, além de doações destinadas pelos delegados.

A primeira instituição visitada foi a APAE em Cabixi (RO), entidade voltada para o atendimento educacional especializado. Lá são atendidos 35 alunos com necessidades especiais, de todas as idades. Claudia Lenker, uma das coordenadoras, lembra da parceria da Sicoob Credisul desde o início do projeto. “Nossa fundação aconteceu em 2013, mas só conseguimos abrir para atendimento aos alunos em 2016 e a Sicoob Credisul sempre esteve conosco, graças a esse apoio e as ações que realizamos por ano, como nosso leilão, bazar e oficinas, conseguimos nos manter”.

Em Cerejeiras (RO), a visita aconteceu na Budô Academia de Karatê, que atende 45 alunos de baixa renda da cidade, de até 18 anos, com aulas gratuitas. Graças às doações destinadas pelos delegados, a academia pôde comprar o tatame e os equipamentos que hoje são utilizados na academia pelos alunos. O instrutor Everton Beatto, faixa preta em
karatê, contou que a modalidade tem ajudado a mudar a vida de alunos.

“Existem muitos alunos que possuem problemas em casa com a família e quando eles começam a treinar a gente vê a mudança no comportamento. A cidade hoje tem um alto número de usuários de drogas, ao invés dessas crianças estarem na rua, tendo contato com a criminalidade, elas estão aqui focando no esporte”, disse.

A última visita aconteceu em Colorado do Oeste (RO), na Cidade Refúgio, um projeto desenvolvido por voluntários, que atende crianças, adolescentes e mulheres, com aulas, cursos, oficinas. Ao todo são 113 pessoas atendidas pelo projeto, a maioria crianças. Lá eles recebem aulas de italiano, pintura em tela, música e desenho. As mulheres também realizam oficinas de crochê e de beleza, com aulas de manicure e maquiagem. “Nosso intuito aqui é reestruturar vidas. Muitas mulheres que participam das oficinas aqui já conseguem ganhar seu próprio dinheiro”, explicou Thania Ribeiro, diretora administrativa da instituição.