VAI MUDAR: Facebook anuncia mudanças no design, ferramentas e segurança

O Feed de notícias, como ele é, pode acabar

1005

O Facebook anunciou nesta terça-feira, 30, uma série de novidades com foco especial em privacidade. A empresa, que tem sofrido com uma sequência de escândalos nos últimos dois anos como resultado de falta de cuidado com dados dos usuários e abusos por parte dos desenvolvedores, revelou uma estratégia que gira em torno de aplicativos de comunicação privada durante o F8, sua conferência anual com desenvolvedores.

Mark Zuckerberg já havia revelado este compromisso previamente, mas reafirmou seu projeto diante de uma plateia de desenvolvedores. Seus serviços serão baseados em seis conceitos:

  • Interações privadas
  • Criptografia
  • Permanência reduzida
  • Segurança
  • Interoperabilidade
  • Armazenamento seguro de dados 

    O primeiro serviço a ver mudanças com base nessas ideias é o Messenger, que ganhou criptografia entre conversas como padrão. Agora todas as mensagens trocadas pelo app se tornarão cifradas, como acontece no WhatsApp, de modo que nem mesmo o Facebook pode decifrar o que está sendo dito. O app já possuía a ferramenta de Mensagens Secretas, mas ela era escondida e pouco usada; com a mudança, as funções “secretas” agora valem para todas as mensagens.

    Essa não é a única mudança do Messenger. O Facebook também revelou um novo projeto chamado LightSpeed, que visa reduzir drasticamente o espaço ocupado pelo app no celular dos usuários, fazendo com que ele abra muito mais rápido do que os concorrentes (incluindo até mesmo o WhatsApp, do próprio Facebook).

    A rede social do Facebook também está passando por mudanças importantes. Mark Zuckerberg anunciou um novo visual para a plataforma que está em desenvolvimento, e o foco não será mais o feed de notícias, que sempre foi a pedra fundamental da experiência da rede social.

    O novo design tanto do site quanto do aplicativo para celulares colocará em destaque dois elementos que antes ficavam relegados a segundo plano: os grupos e os eventos. São duas partes da rede social que geram bastante engajamento e são os serviços que as pessoas efetivamente gostam de usar, e não apenas usam por “estar lá”.

    Porém, ainda não há uma previsão de quando o novo visual será implementado de forma definitiva.

    Fonte: Olhar Digital