Adolescente é apreendido com droga nas imediações de escola pública de Vilhena

3953
Foto: reprodução/Semcom

Um adolescente de 15 anos foi apreendido neste domingo (2), nas imediações da escola de ensino fundamental Vilma Vieira, no Setor 9, em Vilhena. Conforme a Polícia Militar, ele levada 0,2 gramas de uma substância análoga à maconha no bolso da calça.

O menor alegou que a droga era para uso pessoal. Ele foi levado para a Unisp e depois liberado. O entorpecente foi apreendido. A polícia não informou se ele é aluno da escola.

Na próxima quarta-feira (5) o Supremo Tribunal Federal (STF) deveria julgar a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, no entanto, o presidente da Corte, Dias Toffoli, anunciou na semana passada a intenção de tirar da pauta a ação que pede a descriminalização do porte de drogas. A explicação, segundo divulgado pelo portal UOL, é que “magistrados receberam há alguns dias a íntegra de um projeto já aprovado na Câmara e no Senado que mantém a criminalização e altera vários pontos da política nacional de drogas”. Portanto, não caberia ao STF tomar decisão sobre algo que já foi votado pelo parlamento sem ao menos conhecer seu conteúdo.

O projeto aprovado no Congresso aguarda apenas a assinatura do presidente Jair Bolsonaro para virar lei, é de autoria do então deputado Osmar Terra, hoje ministro da Cidadania. Para alguns especialistas, a o projeto é considerado linha dura, “adota uma abordagem conservadora em relação às drogas, prevendo inclusive a internação involuntária de usuários de drogas”.