Gerente que desapareceu há 11 anos foi morto e enterrado em brejo, conclui polícia

Autor do crime foi um ex-funcionário da fazenda, gerenciada à época pela vítima. Corpo jamais foi encontrado.

6253
Foto: Renato Spagnol

No dia 18 de abril de 2008, José Renato de Oliveira, então gerente da fazenda Bela Vista, em Chupinguaia, saiu de casa para trabalhar e nunca mais foi visto. Agora, passados 11 anos do sumiço dele, a Polícia Civil de Vilhena apresentou a conclusão de um inquérito policial, aberto somente em 2012, para apurar o desaparecimento. A demora para começar a investigar o caso do gerente ocorreu, segundo a Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Contra a Vida (DERCCV), porque nem a família nem mesmo funcionários da fazenda onde ele trabalhava, informaram a polícia sobre o desaparecimento.

“A esposa do desaparecido pensou que os funcionários da fazenda tivessem registrado um boletim de ocorrência, já os funcionários, acreditavam que a esposa do gerente tivesse registrado o B.O. [boletim de ocorrência]”, frisou Oliveira.

O desaparecimento começou a ser investigado apenas em 2012, quando esposa do gerente prestou depoimento como testemunha de um caso de furto, na delegacia de Polícia Civil em Vilhena. Durante o interrogatório, ela questionou as autoridades se estavam investigando o sumiço do marido, e só então descobriu que a polícia nem mesmo havia recebido a queixa do desaparecimento.  A partir daí a Polícia Civil passou a apurar.

Já em novembro de 2014, durante uma ação do MP em Chupinguaia, uma ex-sogra do gerente contou que tinha tomado conhecimento que um ex-trabalhador da fazenda, de nome Alexssandro, teria confessado ter matado José Renato, ainda em abril de 2008. O motivo, teria sido um desentendimento por supostas dívidas de trabalhos feitos na propriedade rural.

Mistério desvendado

Ao apresentar a conclusão do inquérito, nessa segunda-feira (6), o delegado Nubio Lopes de Oliveira, disse que depoimentos colhidos na investigação apontam que o gerente foi morto, no dia 18 de abril, com um golpe de foice na cabeça, e ainda vivo, teria sido enterrado em um brejo, dentro da fazenda. Na época, funcionários da fazenda procuraram pelo gerente, mas o corpo jamais foi encontrado.

O autor do crime, segundo a Polícia Civil, foi Alexssandro Gomes Ferraz, ex-funcionário da fazenda Bela Vista. Após ter matado o gerente, ele deixou a cidade, mas retornou no início de 2009 para trabalhar em uma outra fazenda da região, onde acabou assassinado, no dia 27 de fevereiro, após uma briga.

“O Alexssandro tinha um histórico de uso de drogas e era conhecido na região por se envolver em brigas”, declarou Nubio Oliveira. O delegado explicou ainda que, como o autor do crime já está morto, o caso agora será arquivado.