Pela liberdade de impostos, lanchonete vai vender Chopp sem tributos em Vilhena

Promoção faz parte de campanha por liberdade de impostos, promovida pela Students For Liberty Brasil

8543

Os consumidores de Vilhena terão nesta quarta-feira (19) a oportunidade de comprar Chopp sem a incidência de impostos. A ação “Dia da Liberdade de Impostos” é promovida pelo movimento liberal Students For Liberty Brasil (SFLB) em parceria com a lanchonete Zero Grau do Park Shopping Vilhena. De acordo com o coordenador local do movimento, Dhonatan Pagani, o objetivo é mostrar ao contribuinte que a carga tributária embutida em produtos corresponde à metade do valor final. Portanto, das 17h às 20h30 o estabelecimento irá vender Chopp pela metade do preço, de R$ 9,00 por R$ 4,50.

O coordenador ressalta que a ação, livre de impostos, tem objetivo de conscientizar o contribuinte sobre a quantidade de impostos e sem o devido retorno. “Esse é um protesto contra a alta carga tributária, que em média eleva o preço final dos produtos em mais de 30%, mas há aqueles que são taxadas em até 60%, como o setor de bebidas”, frisa Pagani. Ele reforça que essa primeira ação é apenas o pontapé inicial e que nas próximas edições comércios de outros segmentos como o de medicamentos, vestuário, alimentação, entre outros bens de consumo direto e de necessidade de consumo imediato, poderão aderir à campanha do movimento.

Dhonatan Pagani é coordenador local do movimento SFLB desde janeiro deste ano. (Foto: Renato Spagnol)

“No dia dia as pessoas percebem a carga tributária que incide nos produtos, mas elas não param para se sensibilizar quanto a isso, é por isto que ações como esta levam o contribuinte a refletir sobre a carga de impostos que pagamos”, finaliza Dhonatan Pagani.

Além de Vilhena, a ação acontece em outras cidades de Rondônia e em outros estados.

Muita taxação e pouca reversão para o social

Para se ter uma ideia, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), num ranking de 30 países, colocou o Brasil como 14º país que mais arrecada imposto. A taxação brasileira sobre bens de consumo está entre as mais altas do mundo, que corresponde a uma média de 42% do rendimento bruto de cada cidadão, segundo o IBPT; isso significa que o brasileiro trabalha, em média, 153 dias (cinco meses do ano) somente para pagar impostos federais, estaduais e municipais.

Presente em 110 países

A Students for Liberty surgiu em 2008 nos Estados Unidos a partir de uma rede de grupos estudantis e chegou ao Brasil em 2012. Em seu portal na internet o movimento se declara uma instituição libertária sem fins lucrativos. Seu propósito é “educar, desenvolver, e empoderar a próxima geração de líderes em prol da liberdade”.

Para saber mais sobre o SFLB acesse o portal do movimento na versão em português no link https://www.studentsforliberty.org/brasil/