POLÊMICA: Estudante questiona por que não há candidata negra no concurso a rainha da Rondônia Rural Sul em Vilhena

17698

O estudante de educação física, Weslen Xavier, compartilhou uma notícia de um site estadual em um grupo no Facebook que divulga as candidatas selecionadas para disputar a patente de rainha da Rondônia Rural Sul, que substitui a Expovil, no compartilhamento ele questiona a falta de uma candidata negra no concurso promovido pela organização do evento.

Dentro de centenas de comentários, há uma grande diversidade de opiniões. As pessoas que são contra o comentário de Weslen afirmam que se não houve candidatas negras, seria porque nenhuma delas quis se inscrever.

Já os comentários a favor, afirmam que pode existir um “lado oculto” por trás da escolha das candidatas, e que meninas sem poder aquisitivo ou sem patrocínio não teriam chances de ganhar a faixa.

Outra polêmica, contada por uma pré-candidata a Weslen, é de que as candidatas teriam assinado um termo, no qual, afirmavam que não teriam participado de nenhum concurso de beleza nos últimos três anos, no entanto, algumas misses selecionadas já teriam disputado outros concursos, entre eles, o Miss Vilhena.

Porém, essa afirmação é falsa e é desmentida pelo regulamento da organização, que veda apenas candidatas de concursos anteriores a rainha da Expovil e não a outros certames.

OPINIÃO

O VILHENA NOTÍCIAS procurou o quase bacharel em Educação Física para entender o seu comentário. Weslen afirmou que não entende como 10 candidatas apresentam o mesmo padrão de tom de cor de pele, “Não sei se o concurso foi mal divulgado, não foi divulgado nos bairros e nas escolas da periferia de Vilhena. Sabemos que a cidade é rica em diversidade, com beldades loiras, negras, orientais e até de origem indígena.”, disse Weslen.

Weslen, que tem 25 anos, ainda afirmou não entender o concurso, “eu não entendo a falta de uma diversidade maior, já que o evento da Rondônia Rural Sul, representa a imagem da cidade como o Portal da Amazônia. Me contaram que parece que havia apenas uma pré-candidata que era negra e muito bonita, mas não foi selecionada como candidata. Cadê a nossa diversidade”, finalizou.

O VILHENA NOTÍCIAS deixa o espaço aberto para as explicações da organização do evento relativos aos questionamentos do concurso.

Estudante de Educação Física de Vilhena, Weslen Xavier.