Sem ação do poder público, morador faz operação ‘tapa-buraco’ em rua

Ele usou restos de construção para fechar as crateras na via. Prefeitura diz que responsabilidade é de empresa que fez obra no local.

2870
Prefeitura diz que solução definitiva para o problema é de responsabilidade da construtora Construgel. A empresa não respondeu às chamadas da reportagem.

Um homem de 55 anos, cansado de esperar providências do poder público resolveu “arregaçar as mangas”, e usar restos de construção para tapar os buracos de uma rua no bairro onde mora. Desempregado, o senhor Antônio, como é popularmente chamado por moradores da localidade, diz que mesmo sem ter um veículo automotor vem fazendo a operação “tapa buracos” no local desde o ano passado.

O trecho esburacado fica no final da rua 916 – única via pavimentada que dá acesso ao campus universitário da Unesc e a pelo menos cinco bairros. De acordo com os moradores, várias reclamações foram feitas sobre esses buracos, mas nenhuma solução foi tomada.

O problema não é recente. Em novembro do ano passado a reportagem esteve no local e filmou a situação.

As imagens foram registradas na semana passada. Para levar os blocos de concreto até o local, o senhor Antônio adaptou uma caixa na garupa da bicicleta.

O trecho passou a ter problemas depois que uma obra para a instalação de manilhas para interligar a drenagem pluvial da avenida Paraná com o residencial Orleans foi feita no local. A colocação da tubulação, iniciada na segunda quinzena de setembro, foi concluída, mas os cortes no asfalto causaram o aparecimento de buracos que têm causado prejuízos financeiros a donos de veículos que trafegam pela via.

Segundo a Prefeitura, a obra foi executada pela construtora Construgel, empresa contratada por licitação. A assessoria da Prefeitura diz ainda que a área já foi reparada e que a solução definitiva para o problema é de responsabilidade da construtora. “A empresa já foi ‘intimada’ a dar uma solução definitiva”, declarou em nota a Prefeitura.

A empresa não respondeu às chamadas da reportagem.