VILHENA: Jornalista é preso ao tentar flagrar bombeiro pegando uma cobra

41451

O polêmico jornalista e comunicador Paulo Mendes foi preso e levado à UNISP no último domingo, 14 de julho, quando tentou fotografar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que tentava capturar uma cobra, dentro de um bueiro nas proximidades do estacionamento do aeroporto Brigadeiro Camarão em Vilhena.

De acordo com o comunicador, ele foi embarcar nove parentes que haviam vindo lhe fazer uma visita, e se deparou com o trabalho dos bombeiros em capturar a víbora. Paulo Mendes em seu relato disse que se aproximou dos bombeiros, onde várias outras pessoas também já estavam observando, e se posicionou para tirar uma foto, quando foi interpelado por um bombeiro, pedindo para que ele se afastasse.

Paulo Mendes relata ainda, que já estava a distância segura, mas obedeceu a ordem do bombeiro, no entanto se apresentou como jornalista e que iria fazer uma foto para retratar o trabalho deles, o bombeiro teria lhe respondido que não interessava o que ele estava fazendo.

Após este momento o comunicador em voz alta começou a questionar o bombeiro, o porquê então a área não foi isolada evitando que as pessoas se aproximassem. Neste momento, os bombeiros chamaram a Polícia Militar que chegou ao local e deu voz de prisão ao jornalista, que foi levado a delegacia para prestar esclarecimentos por obstrução do trabalho do Corpo de Bombeiros.

CONTINUA

Já na delegacia Paulo Mendes disse que teve sua liberdade de imprensa cerceada, e que em nenhum momento foi ofensivo, agressivo ou que faltou com o respeito aos bombeiros, tanto é que se afastou do local, conforme foi lhe requisitado.

O comunicador agora responderá por Desobediência e Desacato, no entanto, revelou que já constituiu advogado e que irá buscar seus direitos como cidadão e profissional.

“O triste é saber que moro em Vilhena há 26 anos e apesar de sempre exercer a minha liberdade de expressão e de imprensa, nunca me vi em uma situação onde algo tão pequeno, que beira o ridículo, tivesse que seguir esse caminho”, disse Paulo Mendes.

Paulo Mendes atuou em vários periódicos de Vilhena e Rondônia e foi assessor de imprensa de vários órgãos e políticos, e também foi o idealizador da pista de Skate da praça Ângelo Spadari.

O comunicador ainda fez uma nota de repúdio em seu perfil na rede social Facebook.

CORPO DE BOMBEIROS

Entre várias tarefas do Corpo de Bombeiros durante salvamentos, resgates e outras atividades, também função do mesmo resguardar a segurança física da população durante suas atividades.

No caso da captura da cobra é necessário que a população mantenha uma distância segura, para que uma simples tarefa, não se transforme em um acidente, explica a Corporação.

Segundo informações, os bombeiros já haviam pedido inúmeras vezes para as pessoas se afastarem e o jornalista teria chegado logo em seguida aos primeiros pedidos dos bombeiros, o que causou certo estresse.