MT e RO dis­cutem es­tra­té­gias para re­ti­rada de va­ci­nação

326

Re­pre­sen­tantes dos Es­tados de Mato Grosso e Rondônia se reuniram de quarta à sexta-feira (01) em Vi­lhena (RO) para dis­cutir a im­ple­men­tação do Plano Es­tra­té­gico de Er­ra­di­cação e Pre­venção da Febre Af­tosa.

Na pauta, está a re­ti­rada da va­ci­nação dos re­ba­nhos de bo­vinos e bu­ba­linos, que deve ocorrer ainda este ano no Acre e em Rondônia, além de al­guns mu­ni­cí­pios mato-gros­senses.

“Os Es­tados de Rondônia e Acre, além de al­guns mu­ni­cí­pios de Mato Grosso, como Ari­puanã, Col­niza, Co­mo­doro e Ron­do­lândia, fazem parte do Bloco I do plano, com pre­visão de re­ti­rada da va­ci­nação ainda no ano de 2019”, diz o Indea.

O pre­si­dente do Indea-MT, Tadeu Mo­celin, ex­plicou que a par­ceria com Rondônia é im­por­tante. “Fu­tu­ra­mente esta me­dida oca­si­o­nará a aber­tura de novos mer­cados em países que até então não com­pravam a carne bra­si­leira. Então, neste mo­mento pre­ci­samos re­do­brar a atenção na vi­gi­lância sa­ni­tária”, disse.

Além da reu­nião de ni­ve­la­mento das ações, estão sendo re­a­li­zadas vi­sitas na área de li­mite do Bloco I. Além disso, como os Ser­viços Ve­te­ri­ná­rios es­ta­duais pre­cisam ser re­es­tru­tu­rados, o Mi­nis­tério da Agri­cul­tura está re­a­li­zando uma au­di­toria no setor, disse o Indea-MT.

 

Por TÂNIA RABELLO