Conab realiza leilões de venda de milho visando atender demanda do mercado

260

Como forma de abastecer o mercado consumidor de milho, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) poderá comercializar até 300 mil toneladas do cereal para qualquer interessado, exceto comerciantes. A primeira operação está marcada para a próxima sexta-feira (5), a partir das 9h, quando serão ofertadas 50 mil toneladas do grão. O produto tem origem no estado de Mato Grosso.

A medida visa atender, principalmente, o mercado consumidor mato-grossense, uma vez que o estado passa por um período de entressafra do produto. “Uma vez que a importação de milho de outros estados é economicamente inviável devido ao elevado custo de frete e preços na origem bem acima dos praticados em Mato Grosso, as associações de criadores de suínos, aves e bovinos do estado solicitaram estes leilões à Conab, até a entrada da nova safra”, explica o gerente de produtos agropecuários da Conab, Thomé Guth.

Podem participar do leilão quaisquer interessados, exceto comerciantes. Eles precisam estar devidamente cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e também na Bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação, entre outras exigências.

As operações foram autorizadas por meio da Resolução Nº 1, de 28 de março de 2019, publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU).

Clique aqui para saber mais detalhes do edital.

Comentários