Parceria entre alunos da Unir e IFRO revitaliza praça com brinquedos ecológicos

4129
Foto: Natali Renata/Projeto Unirlândia

Acadêmicos do curso de administração da Universidade Federal de Rondônia (Unir), projetaram a revitalização da praça que fica em frente ao campus universitário, de Vilhena. O projeto, denominado “Parque Pikeninus”, está sendo implantado para atender os visitantes durante a Unirlândia, evento que acontece nos dias 7 e 8 de junho, na própria instituição, e tem por objetivo fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade externa da cidade e região.

A iniciativa de revitalizar o espaço público é dos acadêmicos da Unir com apoio dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). O projeto é voltado ao público infantil e prevê a instalação de brinquedos que ficarão temporariamente na praça da Unir.

Os atrativos do parque foram feitos a partir de materiais alternativos e reciclados, como o labirinto de tijolos de ADOBE, feito de terra crua e moldado no processo artesanal. Labirinto, trajeto de sons, brinquedos produzidos de maneira única e ecológica, com bambus, papelões e madeiras, essas foram as criações desenvolvidas em parceira com os alunos do IFRO. De acordo com Ana Sibele, acadêmica de arquitetura, a escolha pela reutilização de materiais como a madeira foi para reciclar o que tinham e conter os gastos na produção.

O responsável pelo projeto “Administração em Ação: Empreender, brincar e comer”, professor Ronie Peterson, busca revitalizar a praça através da diversão que o parque vai proporcionar às crianças.

Após o evento os brinquedos serão doados. Os envolvidos no projeto pretendem destinar os brinquedos produzidos a uma creche que esteja carente de estrutura. ”Queremos escolher uma que tenha menos recurso e estrutura, e que precise mais do que estamos oferecendo”, disse o professor e coordenador do projeto, Ronie. A escolha da instituição ainda não foi definida. Os brinquedos começam a ser montados em frente ao campus da Unir no próximo sábado, dia 25.

 

Fonte: Assessoria/Unirlândia