Preço do etanol e do diesel varia acima dos 20% na Região Norte, revela levantamento da Ticket Log

406

O preço dos combustíveis voltou a subir nos postos da Região Norte, revela o levantamento de abril do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Os postos da região registraram as maiores médias de todo o território nacional, com destaque para a gasolina que ficou 2,4% mais cara. Ao analisar a variação de preços para o etanol e o diesel a diferença chega a 27% nos postos da região.

“Há tempos a Região Norte concentra os maiores preços. Ao analisar os dados do último mês, a gasolina chega a variar 6%, quando os valores são comparados à média da Região Sudeste. Quando olhamos para o comportamento do preço entre os Estados, a diferença passa dos 20%; no Amazonas o litro do etanol foi vendido em média a R$ 3,399 e, em Rondônia, a R$ 4,25”, comenta o Diretor-Geral de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, Jean-Urbain Hubau (Jurb).

No recorte por Estado, os motoristas do Amapá pagaram pela gasolina mais barata, com média de R$ 4,38, ante os R$ 4,914 do Acre. Já no Tocantins, foram registrados os menores valores médios do diesel comum e S-10: R$ 3,519 e R$ 3,599, respectivamente. Os postos paraenses se destacaram pela alta de 2,3% no preço médio do etanol; no Estado, o litro passou de R$ 3,79 para R$ 3,879 em abril. Já em Roraima, a gasolina avançou 7%, com o litro vendido a R$ 4,441.

No contexto nacional, abril foi mais um período de aumento nos preços dos combustíveis, com exceção do gás veicular natural (GNV). A gasolina, com o litro vendido em média a R$ 4,587, e o etanol, a R$ 3,633, apresentaram alta de 3,2% e 2%, respectivamente. Com o diesel e o diesel S-10, não foi diferente: aumento médio de 1%, nos postos de todo o País. Na contramão do reajuste, o GNV recuou 0,36%, comercializado a R$ 3,295.

O IPTL é um índice mensal de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que traz grande índice de acerto, devido à quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras a fim de simplificar os processos diários.