MADRUGADA DE CHUVA: Em 15 horas já caíram sob a cidade 51mm de chuva

10075

A estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) já registrou das 16h00 da tarde de ontem, 28 de janeiro até às 07h00 desta terça-feira, ou seja, nas últimas 15 horas cerca de 51mm de chuva na cidade.

E a chuva parece que vai persistir durante toda a manhã em Vilhena. Com tantas horas de chuva as ruas sem asfalto e estradas vicinais devem ser muito prejudicadas, pois a água acumulada vai deixar o solo menos denso, causando mais buracos e depressões na via com a medida que veículos passem.

COMO É MEDIDO O ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO

índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.

Um índice de 2mm de chuva é pouco. 2mm de chuva equivale a 2 litros de água por metro quadrado. Este volume, em se tratando de chuva, é pouco. No entanto, 51mm acumulados como aconteceu em Vilhena últimas horas equivale a 51 litros de água acumulados em um único metro quadrado.

 

Comentários