Notícia publicada às 15:00:03 - 06/12/2017 e lida: 265 vezes   
    
  
  
Vilhena participa de curso voltado à captação de órgãos com instituições renomadas
Em 2017 Vilhena avançou na área e ajudou o banco de órgãos

Vilhena participa de curso voltado à captação de órgãos com instituições renomadas
Vilhena participa de curso voltado à captação de órgãos com instituições renomadas
Foto: Semcom

Por
Redação

Milhares de pessoas mantêm esperança na doação de órgãos para salvar suas vidas. O transplante, apesar de complexo, pode ocorrer com facilidade com o apoio da família e o empenho de profissionais capacitados. Em Vilhena, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) se empenhou em avançar nas captações e o resultado foi positivo. Os membros da comissão estão reciclando conhecimentos frequentemente para que o município alcance êxitos ainda maiores no ano que vem.

A psicóloga Diene Nepomuceno e a assistente social Aline Leite, ambas da Cihdott de Vilhena, participaram no final de novembro de um curso em Campo Grande sobre “Comunicação de más notícias e entrevista familiar para doação de órgãos para transplante”. Organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Escola de Transplantes do Hospital Sírio Libanês, a capacitação tem o intuito de preparar a Comissão para lidar diretamente com a família do paciente com morte   encefálica.

Profissionais de alta qualidade no país palestraram no evento. De acordo com a psicóloga vilhenense, Diene, o curso contribui para a humanização do atendimento prestado aos usuários. “Ficamos muito felizes em constatar ao longo do curso que grande parte do que é necessário ser feito para o adequado acolhimento das famílias em um momento tão delicado, de processo de adoecimento ou até mesmo morte, já tem sido feito no HRV”, comentou satisfeita.

Além disso, Diene enfatizou que com o apoio da gestão já iniciaram uma adequação da sala de acolhimento dos familiares de pacientes da UTI. “Temos priorizado o conhecimento aos nossos servidores, ao mesmo tempo que os auxiliamos nas transformações que são necessárias para integrar ensino, serviço e gestão. Quando elas trazem ideias, nos prontificamos a ajudá-las na prática”, disse o secretário municipal de saúde Marco Aurélio Vasques.

A assistente social destacou que é importante trocar informações com outros lugares onde o setor tem qualidade. “A prefeita Rosani também tem se preocupado com as condições para executarmos o que aprendemos, uma prova disso são os equipamentos novos. Além da parte estrutural, ela se preocupa em capacitar as pessoas. Percebemos o quanto ela preza isso, o bom atendimento. Essas oportunidades que ela tem nos dado contribui com a qualidade para o usuário. Estamos, sem dúvidas, no caminho certo e somos extremamente gratas”, finalizou.

 

FONTE: Semcom

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.