Polícia fecha comércio ilegal de tartarugas em cidade de Rondônia

993

A Polícia Civil de Rondônia por meio da delegacia de Costa Marques, com apoio da Polícia Militar, realizou uma operação na manhã desta quarta-feira (10) para apreensão de nove tartarugas e a quantidade de 148 ovos, prontos para serem consumidos e comercializados.

Segundo a Polícia Civil, ocorreu uma denúncia anônima dando conta do comércio clandestino de tartarugas. O delegado Reinaldo Reis, que coordenou a operação, foi pessoalmente no local apontado na denúncia, e lá, foi surpreendido com a presença de uma criança que fazia o comércio do animal. Na casa do menino, o delegado encontrou um cativeiro com três tartarugas e diversos ovos.

Em uma residência vizinha foram encontradas outros seis animais da espécie, um dentro de uma caixa d’água e outros no terreiro dentro de sacos de estopas. Nessa casa duas pessoas foram conduzidas para delegacia local para serem interrogadas.

Segundo Reis, as pessoas detidas poderão responder por crimes contra o meio ambiente, com base no artigo 29 da LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, que estabelece penas de 1 a três anos de reclusão e ao pagamento de multa.

A Polícia informou que os animais serão devolvidos ao seu habitat natural.

Fonte: com informações do Rolnews