Mortes violentas caem 12,8% em Rondônia no 1° quadrimestre de 2019

307
Rondônia teve menos de 150 assassinatos de janeiro a abril de 2019 — Foto: Getty Images

As mortes violentas em Rondônia caíram 12,8% entre janeiro e abril deste ano, segundo revela dados divulgados pelo Monitor da Violência nesta quarta-feira (12). Os números oficiais foram repassados ao G1 pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

No primeiro quadrimestre deste ano, o estado registrou 148 assassinatos violentos. No mesmo período do ano passado foram 167.

Até agora, janeiro foi o mês mais violento de 2019. Ao todo, 44 pessoas foram assassinadas no estado, o que representa pelo menos uma morte violenta a cada dia.

Já abril foi o que teve menos assassinatos neste ano, com 31 vítimas. Isso representa uma queda de 27,9% em relação ao número de mortes em abril de 2018, quando ocorreram 43 execuções.

 

A tendência de queda nos homicídios ocorre em todo país e foi antecipada pelo G1 no balanço dos dois primeiros meses do ano.

Para entender o que pode estar por trás da tendência de queda, especialistas, integrantes e ex-integrantes dos governos e entidades foram consultados para levantar as principais medidas tomadas que podem ter resultado na queda da violência.

Entre as medidas adotadas estão:

  • Ações mais rígidas em prisões, como constantes operações de revistas e implantação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD)
  • Isolamento ou transferência de chefes de grupos criminosos para presídios de segurança máxima
  • Criação de secretaria exclusiva para lidar com a administração penitenciária
  • Criação de delegacia voltada para investigar casos de homicídios
  • Integração entre as forças de segurança e justiça

Como o levantamento é feito

A ferramenta criada pelo G1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

METODOLOGIA: Monitor da Violência

O levantamento é uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Fonte: Monitor da Violência/G1