VÍDEO: Trabalhadores de fazenda flagram formação de tornado durante temporal em Chupinguaia

1843

Trabalhadores de uma propriedade rural de Chupinguaia registraram, no último sábado (09), imagens de um tornado em estágio inicial durante um temporal que caiu sobre a região. Na filmagem de pouco mais de 3 minutos, feita pelo celular, é possível ver o tornado próximo ao galpão de onde era feita a filmagem, em seguida passa por sobre uma represa formando a chamada tromba marinha, fenômeno que ocorre quando tornados passam sobre corpos de água conectando-se a nuvens de tempestade de maior tamanho.

A informação é de que não houve registro de danos materiais, animais ou pessoas feridas. Na filmagem é possível escutar que o fenômeno meteorológico chega a arrancar uma árvore. O vídeo repercute nas redes sociais e está sendo compartilhado por milhares de pessoas.

Por telefone o bombeiro militar capitão Guedes, do Corpo de Bombeiros de Vilhena, confirmou à reportagem do Vilhena Notícias que não houve chamado devido a eventuais danos ou pessoas feridas.

De acordo com o portal Wikipédia, um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa. Sendo um dos fenômenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato cônico, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de pó e outras partículas. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilômetros por hora, mede aproximadamente 75 metros de diâmetro e translada-se por vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades superiores a 480 km/h, medir até 1500 m de diâmetro e permanecer no solo, percorrendo mais de 100 km de distância.

A Escala Fujita, utilizada para medir a intensidade dos tornados, começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte.