Com a chegada da nossa equipe de reportagem, às 21:30, várias pessoas se manifestaram sobre a demora no atendimento. Alguns haviam chegado às 14 horas, outros às 15h, mas havia pelo menos um paciente que estava na unidade desde as 11 horas da manhã, sem almoço e sem qualquer outra refeição, porque não podia perder a vaga.
Nossa equipe questionou o serviço de triagem para saber quantos médicos atenderam durante aquela tarde e no período da noite, e foi informada que dois profissionais estavam de plantão, mas, quando havia necessidade de reforço na emergência, um dos médicos se deslocava para auxiliar nos atendimentos prioritários. A servidora que realiza a triagem mostrou que até aquele momento, 242 pessoas haviam sido atendidas durante o dia de ontem. Pela foto, é possível ver aproximadamente 30 pessoas, que representavam parte das pessoas que ainda aguardavam atendimento.
Na quarta-feira, o VILHENA NOTÍCIAS denunciou a demora no atendimento da UPA, quando diversas pessoas atestaram que permaneceram na unidade por até mais de sete horas em busca de atendimento.
A nova diretora da UPA, Cleivete Lucas, explicou na denúncia de quarta-feira, que as pessoas devem procurar as UBS’s quando o quadro envolver apenas dores moderadas e febre baixa, para evitar sobrecarregar a UPA, onde devem ser tratados casos de urgência e emergência, como infartos, acidentes, tudo de acordo com o protocolo de prioridades.