MP articula caminhada com rede de assistência no evento da Campanha Mulher Protegida em Vilhena

670

Uma caminhada articulada pela Comarca de Vilhena, por meio da Promotora de Justiça Yara Travalon Viscardi, e realizada pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), envolvendo a rede de proteção do município, marcou a efetiva participação do MP no Cone Sul do estado na campanha “MP Presente – Mulher Protegida”.

O evento reuniu na região central do município, integrantes da Promotoria de Vilhena, representantes da Comissão da Mulher – Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, equipes técnicas do Centro de Referência em Assistência social (CRAS) e Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), servidores públicos, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), alunos da rede estadual e municipal, diretorias escolares, policiais militares, da Patrulha Maria da Penha, policiais rodoviários federais e população em geral.

O objetivo da caminhada foi mobilizar a atenção da população vilhenense ao delicado tema da violência contra as mulheres. Um carro de som acompanhou os participantes, propagando e instruindo os moradores sobre os contatos de atendimento e órgãos acolhedores.

O evento teve acompanhamento de viaturas das Polícias Rodoviária Federal e Militar, com registros de fotógrafos e jornalistas locais. Embora o tema da violência contra a mulher fique em evidência no mês de agosto, reconhecido como Agosto Lilás, o trabalho de conscientização e fortalecimento da rede de proteção é constante e diário, de modo a se divulgar amplamente a violência doméstica, desta forma garantindo o direito das vítimas a informação, proteção e reparação, esclarecendo ainda o conceito e aspectos da violência doméstica e medidas protetivas.

Os organizadores consideraram a caminhada satisfatória e integrativa, enfatizando o trabalho da rede de proteção do Município de Vilhena. Na ocasião, foi exposto e distribuído material do projeto “MP Presente – Mulher Protegida”.

 

Fonte: MP/RO