O Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia – Sindsul – lançou hoje, segunda-feira, 08 de maio, uma convocação dos funcionários públicos da educação, mais precisamente aos que fazem parte do Magistério (profissionais que vão desde professores, direção escolar à coordenação pedagógica) para uma Assembleia onde irão discutir sobre a adesão de uma greve municipal.
O motivo é não enquadramento por parte da administração municipal da Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que determina no Art. 5º que o “piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro”.
A reunião entre os sindicalizados será na sede do Sindsul, às 18h00 da próxima quinta-feira, 11 de maio.
A Assembleia ainda não terá como parâmetro a apresentação do balanço quadrimestral das contas do município. Balanço esse prometido pela administração ser apresentado até o dia 15 deste mês e que por Lei, deve ser apresentado em Audiência Pública.
O prefeito Flori Cordeiro fez compromisso com os servidores de baixar a “Folha de pagamento e reduzir gastos” para a implantação do Piso.
Contudo, a diretoria do Sindsul espera ouvir os servidores na próxima quinta-feira, sobre quais serão os passos da Educação, caso seja novamente negado o reajuste após a apresentação dos números.