O prazo para declaração de rebanhos junto à Idaron encerra nesta quarta-feira, 31 de maio, para todos os produtores rurais que tenham bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos ou suínos. A comunicação da quantidade de animais e outros detalhes da propriedade é necessária, pois estas são as espécies que têm suscetibilidade à febre aftosa, doença grave que causaria fuga de compradores de carne nos locais onde eventualmente surja um foco.
Em Vilhena, o chefe da unidade local da Idaron, Fernando Miglioranza, alerta para a importância da ação. “O controle sanitário que a Idaron faz a partir dos dados declarados ajuda a garantir que os rebanhos continuarão saudáveis e a carne sendo aceita por frigoríficos no exterior. A manutenção do nosso status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação exige ainda mais vigilância, portanto, a declaração também ganha importância nesse contexto”, conta.
A declaração de rebanhos pode ser feita pelo celular ou computador, acessando o site da Idaron e clicando no banner em destaque, no topo da página. É necessário ter cadastro de usuário e senha, que pode ser feito na mesma página ou se dirigindo a uma unidade física da Idaron, onde também a própria declaração pode ser feita presencialmente.
Durante o mês, fiscais da agência intensificaram a conferência de rebanhos in loco em diversas propriedades, com o intuito de realizar uma inspeção por amostragem da quantidade de rebanhos da cidade. Historicamente o número de cabeças de gado vem crescendo e a expectativa é que a tendência continue, tanto em Vilhena quanto em Rondônia.
Texto e fotos
Herbert Weil (Idaron)