O futebol brasileiro é repleto de histórias emocionantes e clubes que moram em nosso coração, por deixarem sua marca no cenário esportivo local. Nesse contexto, o Vilhena Esporte Clube (VEC) se destaca como um dos times que marcou época e conquistou um lugar especial na memória de seus torcedores.
Desde sua criação, o VEC teve como missão principal promover o futebol na região e representar a cidade em competições estaduais e nacionais. Sua trajetória foi marcada por momentos de grande glória e também por desafios.
Se já houvessem apostas esportivas online na época, você com certeza gostaria de apostar neste time de Vilhena. Ao longo dos anos, o VEC conquistou títulos importantes e se tornou uma referência no futebol rondoniense.
Neste artigo, vamos revisitar os tempos de ouro do VEC, conhecer sua história e relembrar suas principais conquistas.
O marcante Vilhena Esporte Clube
Um dos mais expressivos clubes de futebol profissional de campo da história do estado de Rondônia é o o Vilhena Esporte Clube. Suas cores são vermelho, azul e branco. O clube é conhecido não só em Vilhena, como no estado todo, como “VEC”. Este clube é o segundo maior campeão da história do Campeonato Rondoniense com 5 títulos.
Os apaixonados pelo time são conhecidos como Lobos do Cerrados, já que o mascote da equipe é um lobo. O lar do time é o estádio Arnaldo Lopes Martins, mais conhecido como
Portal da Amazônia. Ele está localizado na Av. Sabino Bezerra de Queiroz, 3943 em Jardim Eldorado e tem capacidade para receber até 7.000 pessoas.
Para além de números, o VEC tem, também, muita história. Acompanhe a seguir 4 momentos marcantes do time rondoniense.
Suas conquistas no campeonato estadual
O VEC alcançou um bom desempenho nos Campeonatos Estaduais onde competiu todos os anos a partir de 2005. Desde então foram 5 títulos, nos anos de 2005, 2009, 2010, 2013 e 2014. O clube chegou perto da vitória em 2006 e 2008, conquistando os 2 vice-campeonatos. E, em 2007, 2011 e 2012, o Lobo de Vilhena ficou na 3ª colocação.
A primeira vitória
O primeiro título foi conquistado em 2005, vencendo o maior campeão profissional do estado na época, o Ji-Paraná. Depois de uma derrota por 2–1 no estádio “Biancão”, o VEC estava determinado a ganhar o jogo seguinte e levar a taça.
O Vilhena Esporte Clube consagrou sua vitória no estádio Portal da Amazônia e foi ovacionado pela torcida da casa. A equipe do Lobo do Cerrado venceu o Ji-Paraná por 4 a 2 para poder erguer a taça.
As comemorações arrastaram multidões em uma carreata que percorreu as principais ruas da cidade de Vilhena. No ano da primeira vitória, a equipe foi comandada pelo tricampeão rondoniense Yonai da Luz.
Em campo, o VEC encantou os espectadores com movimentos rápidos e toques charmosos. E realizou a finalização com gols do atacante Jorge Efrain e Ednaldo. A equipe de 2005 ainda contava com o goleiro Rocha, e Miro no meio-campo. Flavio Camaçari, um rápido zagueiro, também foi parte fundamental da vitória, e, com muito mérito, foi escolhido como o melhor jogador do campeonato.
O bicampeonato
Depois de 2 segundos lugares e um terceiro lugar, a equipe do Sul de Rondônia conquistou novamente o campeonato em 2009. Foi um campeonato tumultuado, mesmo assim, o Lobo levou o título e se consagrou bicampeão.
No entanto, não foi uma vitória fácil, o time começou perdendo por 2 a 1 o jogo de ida da final contra o Genus de Porto Velho. A partida foi disputada sob forte chuva no estádio Aluízio Ferreira, na capital. Na segunda partida, jogando em casa, o VEC não deu a menor chance ao Genus e venceu por 4 a 1, trazendo orgulho à torcida.
3 vezes campeão
Jogando, praticamente, com a mesma equipe do ano anterior, o Vilhena Esporte Clube conquistou a taça novamente em 2010. Este time, no entanto, foi aprimorado com alguns elementos que fizeram a diferença ao longo da temporada e permitiram a emocionante vitória.
Neste ano, a final foi contra o Ariquemes, equipe do Vale do Jamari. E, desta vez, o Lobo do Cerrado estava com vantagem, pois já havia vencido seu rival na primeira fase da competição. Uma multidão super entusiasmada acompanhou a partida no estádio Gentil
Valério no jogo de ida. O time da casa levou a pior, para tristeza de sua torcida.
Já para a torcida do VEC, que já havia enfrentado adversidades na viagem, foi um dia memorável. Eles deixaram sua marca no estádio e vibraram muito a cada lance. A segunda metade da partida foi amplamente dominada pelo clube do Lobo, que venceu facilmente seus adversários por 2–1.
Uma partida decisiva com muita emoção
A segunda etapa, desta vez no Portal da Amazônia, deixou todos os presentes a beira de um ataque de nervos. Depois de um primeiro tempo espetacular, com o time de Vilhena pressionando Ariquemes, o Lobo entrou no vestiário com uma vitória parcial por 2 a 1. Os gols foram do atacante Augusto Cesar e do meia Edilsinho.
Na volta do segundo tempo, o atacante Souza marcou mais um gol de vantagem para o time da casa, deixando o placar em 3 a 1, graças a algumas substituições bem colocadas pelo técnico do VEC.
Quando todos acreditavam que o jogo já estava ganho, entrando nos 15 minutos finais, o adversário trouxe grande vigor para buscar uma vitória. Houveram diversas chances de virada desperdiçadas e até um gol anulado. Adrenalina pura!
O Ariquemes não jogou a toalha dentro de campo, ignorando a pressão da torcida do
Vilhena até conseguir empatar o placar em 3 a 3. Este resultado fez com que os visitantes precisassem de somente mais 1 gol para garantir o título nos pênaltis.
A essa altura, o VEC tentava segurar o placar e aguardava o apito final para se consagrar vencedor de sua terceira taça. No final, o apito soou aos 48 minutos, para alegria e alívio da torcida.
O gol de número 300
Marcando recordes, o Vilhena Esporte Clube marcou o seu 300º gol em uma bela disputa em casa. Foi um jogo de classificação, na final do campeonato rondoniense, que o Lobo venceu por 2 a 0 contra o Esporte Clube Espigão.
Souza marcou seu 300º gol após cruzamento de Augusto César. Com esse gol, Souza colocou seu nome na história, ao conquistar a marca de 22 gols pelo clube. Ele é, desde 2008, considerado o maior artilheiro da história do VEC.
O VEC é repleto de história, qual dessas te impressionaram mais?