O grupo de dança do Colégio Militar Dom Pedro II de Vilhena, conquistou o primeiro lugar na categoria ‘dança em grupo’ do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), através do Governo do Estado de Rondônia. O evento aconteceu na terça-feira (13) e reuniu diversas modalidades artísticas.
O grupo de dança do Colégio Militar Dom Pedro II se destacou pela coreografia criativa e sincronizada, que envolveu sete alunos, entre eles o cadeirante Eduardo Melo, que surpreendeu o público e os jurados pela sua performance. Os outros integrantes foram Kemilly Amanda, Maria Heloisa, Grasieli Barbosa, Ana Júlia Gabriel, Bruno Pena e Felipe Conci. Mesmo com a temperatura registrando 11ºC em Vilhena na noite do festival, o frio não interferiu no desempenho de grupo, que se apresentou brilhantemente.
Apresentação dos alunos do grupo de dança do Colégio Militar Dom Pedro II
O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA), tem o objetivo de despertar nos adolescentes o interesse pela arte, a autoestima, a cidadania e a inclusão social. Além disso, a dança também promove a disciplina, o respeito e a organização pessoal dos estudantes, segundo o professor e coreógrafo Franco, que coordena o grupo.
Franco é psicopedagogo e educador físico, com mais de 20 anos de experiência em projetos sociais e culturais em todo o Estado.
“A dança é uma ferramenta pedagógica que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, tanto no aspecto cognitivo quanto no afetivo e no motor. O grupo de dança do Colégio Militar Dom Pedro II é formado por mais de 60 alunos, que se revezam nas apresentações e nas competições”, afirmou Franco.
A aluna Júlia Sara participou do festival na categoria 'canto'
O professor diz que está muito orgulhoso dos seus alunos e que o primeiro lugar no festival é o resultado de muito esforço, dedicação e talento. Ele também parabeniza os demais alunos que se apresentaram no festival e mostraram a diversidade e a qualidade da cultura rondoniense.
O que é o FERA?
O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA) tem a finalidade de contribuir no desenvolvimento cultural dos educandos, estimulando-os a participar de atividades que possam despertar ou potencializar suas aptidões nos segmentos artísticos de música, pintura, dança, cinema e teatro, revelando os talentos artísticos dos estudantes de toda a rede estadual de ensino.
O conhecimento das atividades práticas que compõem os segmentos artísticos, quando oferecidos de maneira didática/educacional, estimulam habilidades específicas de cada indivíduo, constituindo-se em oportunidade de possível desenvolvimento profissional e individual, contribuindo para o crescimento humano e social.
O Festival Estudantil Rondoniense de Artes tem participantes nas categorias teen (12 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos). Sendo realizado em 04 (quatro) Fases: Fase Escolar (realizadas pelas Unidades Escolares, e previstas no calendário escolar); Fases Municipais (realizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação); Fases Regionais/Macrorregionais (realizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação dos municípios sede, em parceria com a SEDUC através da GEFACEE/DGE, divididas em quatro Regionais e três Macroregionais e Fase Estadual (realizada pela SEDUC, através da GEFACEE/DGE).