Já sofreu com dores de cabeça ou incômodos nos olhos? Então, saiba que, hoje, já existem tecnologias no mercado que garantem uma visão tranquila e confortável. Para você conhecer mais sobre os modelos mais populares, trouxemos um conteúdo completo sobre a diferença entre óculos de leitura e de descanso.
Embora ambos sejam usados para melhorar a vista, eles têm propósitos diferentes e são prescritos com graus diferentes. Portanto, venha conferir detalhes desses acessórios e prepare-se para transformar seu bem-estar. Boa leitura!
Qual a diferença entre óculos de descanso e óculos de leitura?
Como você viu, tanto os óculos de leitura, quanto os óculos de descanso, tornaram-se os preferidos entre o público. Afinal, cada um traz vantagens para quem tem problemas ou desconfortos para enxergar.
No entanto, vale a pena conhecer a diferença entre óculos de leitura e de descanso para identificar qual o melhor para a sua condição. Os modelos de leitura, assim como o nome sugere, são desenvolvidos, principalmente, para pessoas que começam a apresentar dificuldades para ler de perto ou já possuem o diagnóstico de presbiopia.
Nesses casos, os óculos para leitura são os mais indicados, uma vez que suas lentes convexas positivas ajudam a compensar a dificuldade de focar em objetos próximos, garantindo uma visão clara.
Por outro lado, os óculos para descanso são projetados especialmente para reduzir a tensão ocular e a fadiga visual causadas pelo uso prolongado de dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones.
Esses aparelhos emitem luz azul prejudicial e podem ocasionar sintomas como olhos secos, visão embaçada e dores de cabeça. Dessa forma, as lentes dos óculos de descanso costumam ter tecnologias como filtro de luz azul ou antirreflexo. Isso ajuda a reduzir a quantidade de luz azul que atinge os olhos.
Como saber se preciso de óculos para leitura?
Sabe aquela sensação que o braço está muito curto e você precisa sempre afastar algo para encontrar o foco? Além disso, se a vista cansada, ou embaçada, e dores de cabeça já fazem parte da sua rotina, é preciso atenção!
Até porque, esses são sinais de presbiopia, um problema comum que ocorre à medida que envelhecemos. Essa condição pode ser corrigida com os óculos de grau para leitura. Contudo, é essencial consultar um oftalmologista de confiança para uma avaliação adequada. Apenas um profissional é capaz de determinar o grau correto necessário para corrigir a sua visão.
Qual é o grau do óculos de leitura?
O grau dos óculos de leitura é medido em dioptrias (D) e indica o poder de ampliação necessário para corrigir a presbiopia. Os graus mais comuns variam de +1,00 D a +3,00 D, mas podem ser maiores em casos mais severos.
Lembre-se que é necessário consultar-se com um especialista e ter em mãos a receita oftalmológica para fabricar as lentes corretas.
Qual o grau do óculos para descanso?
Ao contrário dos óculos de leitura, que têm um grau específico para corrigir a presbiopia, os modelos de descanso geralmente não possuem grau específico. Isso porque é caracterizado essencialmente pelos tratamentos que protegem da luz azul nociva e permitem que a vista descanse.
Sendo assim, se tem dúvida se o óculos para descanso precisa de receita, fique tranquila, pois não é uma exigência! Entretanto, caso você tenha outros problemas de visão que precisem ser corrigidos, é possível aplicar as tecnologias na lentes e resolver as duas questões com uma única peça.
Lembrando que alguns dos principais sintomas para usar óculos de descanso são:
- Vista cansada;
- Visão embaçada;
- Dores de cabeça frequentes;
- Olhos secos ou irritados;
- Visão dupla.
Proteja-se com produtos de qualidade comprovada!
Agora que já sabe qual a diferença entre óculos de leitura e de descanso, coloque sua saúde visual em primeiro lugar! Conte com a orientação de profissionais e compre produtos de qualidade garantida em óticas online de sua confiança.