Durante a primeira etapa da Operação Arco Verde II, realizada entre os dias 24 e 29 de abril no município de Ariquemes/RO, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia fez história ao realizar a maior apreensão de minérios já registrada no estado. Um total de 31,5 toneladas de minérios foram apreendidos, sendo um marco significativo para o combate aos crimes ambientais na região.
Entre os minérios apreendidos, a columbita, o estanho, a ilmenita e o zircônio estavam entre os mais predominantes. Este último, por exemplo, não possuía autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) para ser extraído pela empresa responsável, revelando uma clara violação às regulamentações vigentes. Além disso, outras irregularidades foram identificadas nos documentos apresentados. Ao longo dos seis dias de Operação, a PRF também identificou cerca de 125m³ de madeiras sendo transportadas de modo contrário à legislação.
A fiscalização da extração ilegal de minérios e de madeiras pela Polícia Rodoviária Federal é crucial para combater a degradação ambiental e garantir o cumprimento da legislação. Isso contribui não só para a proteção do meio ambiente, mas também para a segurança pública e o desenvolvimento econômico sustentável do país.