Vilhenenses poderão participar de curso gratuito de teatro que será oferecido pela Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW), através de projeto do Governo Federal. As inscrições começam nesta sexta-feira, 14 de junho, e vão até 15 de julho. As aulas presenciais envolverão turmas para alunos de todas as faixas etárias e introduzirão os estudantes no mundo das Artes Cênicas e suas subdivisões, com estudos teóricos e práticos, bem como exercícios de criação.
“Temos muitos ‘atores escondidos’ em Vilhena, que têm o sonho e o potencial de atuar em peças de teatro, filmes, séries, leituras dramatizadas e semelhantes. A maioria deles está apenas esperando uma oportunidade como essa, para aprender de maneira profissional os fundamentos das Artes Cênicas e colocar suas aptidões e seu talento para fora. Bom, chegou a hora”, explica a atriz, diretora teatral e coordenadora do projeto, Valdete Sousa.
A ELTW oferecerá cursos gratuitos de teatro, com local para criação e reconhecimento em que o aluno/ator entra em contato com essa arte, sua origem, desenvolvimento, técnicas e ramificações. Valdete explica que o projeto está comprometido com a arte, mas também com o entretenimento, permitindo um aprendizado que respeite o crescimento de cada um e também que possibilite a construção coletiva de conhecimento.
Serão formadas cinco turmas. Quatro delas terão como tema a “Iniciação Teatral”, divididas em horários para crianças de 9 a 13 anos (terças e quintas-feiras, das 8h às 9h), para crianças de 5 a 8 anos (segundas e quartas-feiras das 9h30 às 10h30), para jovens e adultos acima de 14 anos – Turma I (segundas e quartas-feiras das 15h às 17h) e a Turma II (segundas e quartas-feiras das 19h às 21h). A quinta turma integrará uma Oficina de Formação para Educadores, nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.
As aulas começam em 29 de julho na Escola Livre de Teatro Wankabuki, na rua João Demétrio, 3517, Jardim Eldorado. Inscrições podem ser feitas pelo link: www.linktr.ee/wankabuki. Mais informações podem ser conseguidas no Instagram @eltwankabuki.
O projeto é realizado pela Associação de Teatro e Educação Wankabuki (Atew) e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), no âmbito do Programa Olhos D’água. A ELTW é um dos dois projetos contemplados em seu eixo de atividade que foram contemplados na região Norte, por meio de edital da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), do Minc.
Com histórico atuante, o Grupo de Teatro Wankabuki, mantenedor da escola, realiza atividades em arte e cultura em Rondônia há 20 anos, oferecendo à comunidade espetáculos, oficinas, leituras dramatizadas, cursos, palestras, saraus, entre outros. As ações formativas já aconteceram em escolas municipais, estaduais e espaços culturais, atendendo mais de mil pessoas na região.
Texto: Herbert Weil
Fotos: Arquivo Wankabuki
Artes: Joicy Vakiuti