Medida é aplicada em cruzamentos específicos da capital rondoniense
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), alerta aos condutores de veículos que a operação semafórica intermitente instalada em diversos pontos estratégicos da cidade começou a funcionar na madrugada desta quinta-feira (26), conforme o Decreto Nº 20.720 de 23 de dezembro 2024, assinado pelo prefeito Hildon Chaves.
“Essa medida visa melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança nas vias mais movimentadas, especialmente nos cruzamentos que representam maior perigo de acidentes, contribuindo para a otimização da mobilidade urbana. Entretanto, o objetivo maior é salvar vidas”, enfatizou o titular da Semtran, Anderson Pereira.
De acordo com o decreto, a medida é aplicada em cruzamentos específicos da capital rondoniense, selecionados com base em estudos de tráfego realizados pela Semtran. Esses locais foram identificados como pontos críticos, onde a intervenção semafórica intermitente pode ser mais eficaz para reduzir congestionamentos e melhorar o fluxo de veículos.
Anderson Pereira acrescenta que a ação da Prefeitura é amparada pela Resolução nº 268, de 15 de fevereiro de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza a sinalização semafórica a operar de forma intermitente em condições de menor fluxo de veículos, desde que respaldada por estudos técnicos que comprovem a eficácia dessa medida.
“Com base nesse dispositivo legal, a Prefeitura de Porto Velho implementa o sistema intermitente de forma a otimizar o tráfego e reduzir congestionamentos em pontos críticos da cidade, levando em conta o compromisso da gestão com a promoção da qualidade de vida e a segurança viária”, acrescentou o secretário.
15 aparelhos foram instalados em vias públicas de Porto Velho
Disse ainda que a medida também está alinhada com as melhores práticas de mobilidade urbana adotadas em grandes centros urbanos ao redor do mundo, buscando adaptar a cidade de Porto Velho às necessidades de um crescimento populacional e de veículos.
A mudança é parte de um esforço contínuo da administração municipal para modernizar a infraestrutura de transporte e garantir mais qualidade de vida para os cidadãos. A expectativa é que, com a implantação dessa operação, o trânsito na capital de Rondônia se torne mais eficiente, reduzindo o tempo de deslocamento e o número de acidentes nas vias mais movimentadas.
INFRAÇÕES
O secretário da Semtran também disse que as multas serão aplicadas aos que estacionarem na faixa de pedestre, avançarem o sinal vermelho e excesso de velocidade. “Se a velocidade máxima permitida no cruzamento for de 40 quilômetros por hora, e o condutor ultrapassar esse limite de velocidade, vai cumprir o auto de infração”, enfatizou.
Através de convênio com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) e investimento de R$ 4 milhões, 15 aparelhos foram instalados em vias públicas de Porto Velho.
Confira os locais:
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Imigrante;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Calama;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Rio de Janeiro;
Avenida Pinheiro Machado com avenida Presidente Dutra;
Avenida Mamoré com avenida Rio de Janeiro;
Avenida Guaporé com avenida Amazonas;
Avenida Campos Sales com avenida Jatuarana;
Avenida Amazonas com avenida Mamoré;
Avenida Raimundo Cantuária com rua Buenos Aires;
Avenida Governador Jorge Teixeira com avenida Raimundo Cantuária;
Avenida Governador Jorge Teixeira com avenida Amazonas;
Avenida Duque de Caxias com avenida Marechal Deodoro;
Avenida. Abunã com avenida Brasília;
Avenida Sete de Setembro com rua Rafael Vaz e Silva.