Plano Estadual de Trabalho ciclo 2024-2026 é aprovado no âmbito do sistema prisional de Rondônia

48

O novo plano estadual de trabalho foca em gerar renda, desenvolver habilidades, e promover segurança e disciplina

Com o intuito de ampliar em 50% o número de pessoas privadas de liberdade desenvolvendo atividades laborais em Rondônia, foi apresentado e aprovado o Plano Estadual de Trabalho para os anos de 2024, 2025 e 2026, elaborado pelo governo de Rondônia em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça (Senappen/MJSP).

A elaboração do Plano contou com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Reinserção Social (Geres), e teve como foco o desenvolvimento de projetos e cronogramas que fomentem a reintegração social por meio do trabalho; redução da ociosidade; melhoria das condições de vida; geração de renda; desenvolvimento de habilidades; segurança e disciplina.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o planejamento antecipado permite traçar estratégias econômicas e efetivas que atendam à garantia da reintegração social da pessoa privada de liberdade. Além de promover o retorno à sociedade, o Plano fortalece o desenvolvimento de habilidades para a confecção de produtos, capacitação de mão de obra especializada, entre outros serviços desenvolvidos dentro das unidades prisionais.

Rondônia lidera atividades laborais para internos no Brasil

Segundo o gerente da Geres, Fábio Recalde, o planejamento trará benefícios não só para a vida profissional do interno mas também para a educacional. “Quando o reintegrando começa a trabalhar, aprender uma profissão, qualquer profissão, cria-se ali um desejo de aprender mais e de trilhar um caminho seguro no pós-cumprimento de pena”, explicou.

LIDERANÇA

No ano de 2024, Rondônia se manteve em primeiro lugar, nos dois semestres, na quantidade de internos envolvidos no desenvolvimento de atividades laborais, com os seguintes percentuais: 1º semestre 75,15% e 2º semestre 69,40%. Os dados são avaliados e publicados pela Senappen, e refletem o investimento do governo do estado em políticas públicas de reintegração social.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, salientou o avanço gradativo do sistema penal do estado. “O trabalho em equipe desenvolvido pela Secretaria irá trazer resultados, ainda mais, positivos em busca de alcançar os novos desafios estabelecidos.”