O benefício, que fortalece a inclusão social no estado, é disponibilizado pelo DER-RO em 56 pontos de atendimentos para a emissão
O governo de Rondônia oferece transporte gratuito para Pessoas com Deficiência (PcD) e idosos, garantindo mobilidade e acesso a serviços essenciais ao disponibilizar a carteira Passe Livre. O benefício, que fortalece a inclusão social no estado, é disponibilizado pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) em 56 pontos de atendimentos para a emissão, cujos endereços podem ser consultados no link https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/RELACAO-PARCEIROS-PASSE-LIVRE.pdf. Mais informações podem ser obtidas no Tudo Aqui ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a carteira Passe Livre é mais que um benefício; é uma ferramenta de cidadania que assegura o direito de ir e vir às pessoas que mais necessitam. “O objetivo do governo é continuar ampliando esse tipo de ação, promovendo igualdade e inclusão para todos em Rondônia”, salientou.
CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO
Para solicitar a carteira, idosos precisam apresentar os documentos como:Registro Geral (RG);
Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Comprovante de residência; e
Comprovante de renda de até dois salários mínimos.
Pessoas com Deficiência (PcD) ou diagnóstico de câncer, e outras doenças devem fornecer os mesmos documentos, além de requerimento, laudo médico comprobatório e os respectivos exames complementares.
RESERVAR PASSAGEM
É necessário solicitar a passagem até 3 horas antes do horário de partida, sendo as empresas de transporte obrigadas a reservarem quatro assentos por viagem aos beneficiários, divididos igualmente entre idosos e pessoas com deficiência ou com câncer.
ACESSO RÁPIDO E SEGURO
De acordo com o diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, a iniciativa é conduzida com responsabilidade e eficiência. “O DER está empenhado em garantir que o Passe Livre chegue a quem realmente precisa. Em 2024, o programa emitiu cerca de 24.344 mil carteiras, sendo 18.967 mil para idosos e 5.377 mil para pessoas com deficiência. Contamos com equipes dedicadas e processo transparente para que os beneficiários tenham acesso rápido e seguro ao benefício”, evidenciou.