Rondônia terá novo PGJ para o biênio 2025-2027
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) elegeu, nesta quarta-feira (15/1), o Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago como Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2025-2027. Santiago foi o único candidato inscrito no pleito e recebeu 96% dos votos, com 130 de um total de 135 votantes, compostos por Promotores e Procuradores de Justiça ativos.
O resultado será enviado ao Governador do Estado pelo atual Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, no primeiro dia útil após a votação. O Governador terá até 15 dias para proceder à nomeação, conforme estabelece a Lei Orgânica do MPRO. A posse do novo Procurador-Geral de Justiça está prevista para fevereiro de 2025, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.
Agradecendo aos membros do Ministério Público de Rondônia pela expressiva confiança depositada em sua candidatura, Santiago destacou a importância do momento para a Instituição. “Assumir a liderança do Ministério Público de Rondônia é uma honra imensa e uma grande responsabilidade. Essa eleição, marcada pela união e confiança dos colegas, reforça o papel essencial do MPRO como defensor dos direitos da sociedade e promotor da justiça em todas as suas formas. Agradeço pela oportunidade de servir e trabalhar, de forma integrada, por uma Rondônia mais justa e igualitária para todos.”
Alexandre Jésus de Queiroz Santiago é Promotor de Justiça do MPRO desde fevereiro de 2002. Atuou como titular nas Promotorias de Guajará-Mirim e Cacoal e, antes disso, exerceu atribuições como promotor substituto em Costa Marques, Alta Floresta, Nova Brasilândia, Santa Luzia, Rolim de Moura e Guajará-Mirim.
Promovido para a capital, Porto Velho, em 2009, Santiago foi titular em áreas que lidam com delitos de tóxicos e, atualmente, ocupa a Promotoria de Educação. Desde 2021, exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.
Ao longo de sua carreira, desempenhou funções estratégicas no MPRO, como diretor do Centro de Apoio Operacional Criminal e membro do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX). Entre 2011 e 2015, dirigiu a Coordenadoria de Planejamento e Gestão (COPLAN). Também foi presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro) de 2015 a 2019.
Antes de ingressar no MPRO, ele foi juiz de direito no Acre em 2001. Também trabalhou como técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO) em 1995, e técnico de finanças e controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) de 1996 a 2001.
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em 1998, possui especialização em processo civil pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (FARO), concluída em 2004. Em 2022, concluiu o mestrado profissional em direitos humanos e desenvolvimento da justiça pela UNIR.
O Procurador-Geral de Justiça é o chefe máximo do Ministério Público de Rondônia (MPRO). Esse cargo é ocupado por um membro da carreira, eleito pelos Promotores e Procuradores de Justiça ativos. A eleição ocorre a cada dois anos, podendo o ocupante ser reeleito para mais um mandato consecutivo.
Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)