Ações de trânsito nas proximidades das escolas são intensificadas durante retorno às aulas em Rondônia

48
O BPTran estará presente para orientar e prevenir acidentes, além de garantir a ordem viária

Para o início do período letivo, o governo de Rondônia intensifica as medidas de fiscalização de trânsito nas proximidades de instituições de ensino, visando a segurança de pedestres e motoristas em todo o estado. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) vai estar presente nos horários de fluxo, para orientar e prevenir acidentes, além de garantir a ordem viária.

Entre as ações planejadas, está a presença de equipes em frente às escolas para fiscalizar o tráfego e orientar condutores e pedestres. O controle do fluxo de veículos, a atenção à travessia em faixas de pedestres e conscientização sobre o respeito às regras de trânsito são prioridades.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância da ação para segurança da população. “O objetivo é promover segurança no trânsito a todos os rondonienses. As ações preventivas são essenciais para proteger nossos estudantes e motoristas, além de proporcionar um trânsito mais seguro.”

PRECAUÇÕES E ORIENTAÇÕES

A PMRO também evidencia recomendações importantes para motoristas, entre elas, a necessidade de observar as sinalizações horizontais e verticais, respeitar a redução de velocidade nas áreas escolares e realizar o desembarque de crianças pelo lado da calçada. Além disso, o uso de dispositivos de segurança, como cadeirinhas e cinto de segurança, é indispensável, assim como evitar parar em fila dupla. A orientação se estende, ainda, aos pedestres, que devem utilizar as faixas para travessia, garantindo mais segurança no deslocamento.

O comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel PM Deivsson Souza Bispo, salientou o trabalho de conscientização realizado. “Trabalhamos diariamente para promover uma conscientização no trânsito para que tenhamos um tráfego mais seguro, principalmente em frente às escolas.”