Quase 30 apenados fogem da Penitenciária Ênio Pinheiro em Rondônia

914
Penitenciária Ênio Pinheiro. — Foto: Hosana Morais/Rede Amazônica

Pelo menos 28 presos fugiram da penitenciária Ênio Pinheiro, em Porto Velho, por volta das 21h30 do último domingo (31). A informação sobre a fuga em massa foi confirmada por meio de nota pela Secretaria do Estado de Justiça (Sejus) no início da tarde desta segunda-feira (1º).

No texto, o órgão ainda cita que a Polícia Militar (PM) foi acionada para auxiliar os agentes penitenciários.

A reportagem ainda tenta conversar com a Sejus por e-mail para saber a maneira como os detentos conseguiram fugir e se algum deles já foi recapturado durante esse período. A reportagem também tenta falar com o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon) para saber quantos agentes penitenciários estavam escalados na noite da fuga.

Outras fugas

Essa é a segunda fuga em massa registrada em pouco mais de um mês no Ênio Pinheiro. No dia 23 de fevereiro, 10 presos fugiram da unidade prisional. Segundo registro de ocorrência, os detentos serraram três barras da cela onde estavam em um dos pavilhões da unidade prisional.

A penitenciária Ênio Pinheiro é uma das que estava sob intervenção militar, que terminou há cerca de duas semanas, segundo a assessoria da PM. Coronel Marcos Rocha (PSL), chefe do estado, decretou intervenção por 60 dias no dia 24 de janeiro por conta da então mobilização grevista dos agentes penitenciários.

Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho. — Foto: Hosana Morais/Rede Amazônica
Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho. — Foto: Hosana Morais/Rede Amazônica

Em junho do ano passado, cerca de 150 apenados tentaram fugir de um dos pavilhões da Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho (470), na zona leste de Porto Velho. Os detentos conseguiram serrar as grades das celas e tentaram fazer um dos agentes penitenciários plantonistas de refém.

Na ocasião, segundo imagens recebidas pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), os detentos atearam fogo nos colchões de duas celas. Parte das celas do pavilhão foram danificadas pelos presos durante a confusão.

Confira a nota da Sejus sobre a fuga de presos do Ênio Pinheiro:

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informa que a fuga no Presídio Ênio Pinheiro ocorreu por volta das 21h30 desse domingo. De acordo com a direção da unidade 28 detentos escaparam da penitenciária.

Para ajudar os agentes penitenciários a recapturar os detentos a polícia militar foi acionada.

Fonte: G1/Porto Velho