Alcoolizado médico cubano causa prejuízos a empresas ao derrubar dois postes em Vilhena

Acidente deixou centenas de moradores de pelo menos quatro bairros sem luz.

12793
Postes, quadros de transmissão, grades de ferro, padrões residenciais de energia e cabos de fibra ótica foram alguns dos danos causados com o acidente. (Foto: internauta)

O médico cubano Lidier Manzano Hernandez, 34 anos, responsável pelo acidente que derrubou dois postes da rede elétrica de média tensão e dois padrões residenciais de energia ontem à tarde no bairro Jardim América e deixou centenas de moradores de pelo menos quatro bairros sem luz por algumas horas deverá ter um prejuízo financeiro de mais de R$ 10 mil. Não houve registro de pessoas feridas no acidente.

Na ocorrência policial registrada na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) ainda na tarde do domingo (7), consta uma relação de prejuízos causados à Energisa e outras três empresas; um provedor de internet, uma loja de aluguel de maquinários de construção e a um escritório de advocacia. Além dos danos provocados no veículo que colidiu contra as estruturas de concreto. De acordo com a concessionária de energia, o custo para substituir um poste danificado varia de acordo com sua estrutura e os equipamentos nele instalados. Os postes que caíram em decorrência do acidente são do modelo Duplo T 11400, projetados para a instalação de cabos de média tensão, fibra ótica e transformadores para distribuição de energia elétrica. Apenas uma empresa da cidade trabalha com a fabricação deles. O custo médio de cada um é de quase R$ 1.200,00.

Segundo a empresa, a cobrança sempre acontece e só não é feita em duas situações: quando o motorista foge com o veículo após o acidente e acaba não sendo identificado e quando o automóvel envolvido na colisão havia sido roubado e o proprietário apresenta o boletim de ocorrência para comprovar o crime.

Casos que não se aplicam, já que o médico permaneceu no local e aguardou a presença da polícia.

Teste de alcoolemia

Na matéria veiculada ontem o site informou que o motorista havia sido preso por estar dirigindo embriagado, porém, a Polícia Civil esclareceu hoje que o teste do bafômetro feito no médico constatou nível de alcoolemia de 0,25 mg/L. O resultado foi suficiente para que a CNH dele fosse recolhida pela autoridade policial e ele deverá responder administrativamente com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, o resultado não era suficiente para que ele fosse preso por embriaguez na direção.

Natural de Consolación del Sur, Província Pinar del Rio – Cuba, Lidier Manzano Hernandez atuou na rede municipal de saúde de 2014 a 2017 pelo programa Mais Médicos do governo federal. Em 2017 ele casou-se com uma brasileira e permaneceu na cidade.