Foi realizada no sábado (26) à tarde em Vilhena uma operação conjunta envolvendo a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Ministério Público, Detran e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Município com o objetivo de combater infrações de trânsito e poluição sonora.
A operação deriva de uma iniciativa do Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Em decorrência de inúmeras queixas da população em relação às motos barulhentas que circulam nas ruas da cidade, o MP se reuniu no dia 18 de outubro de 2019 com forças policiais e outros órgãos de fiscalização no município para combater os abusos. As ações também focam no trabalho de fiscalização de ruídos em bares, lanchonetes, boates, carros de som e lojas que mantêm propaganda sonora.
A coordenação da operação irá divulgar na segunda-feira um balanço das infrações registradas durante a fiscalização. As blitize acontecem em trechos da BR-364 no perímetro urbano e em outras vias públicas do município. Na abordagem é feita a medição do barulho emitido pelo escapamento da moto com um aparelho chamado decibelímetro. A multa para o crime de poluição sonora vai de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. O crime prevê ainda prisão de 1 a 4 anos.