Mesmo 24 horas após a chuva que caiu sobre Porto Velho durante toda a manhã de domingo (1º), as ruas do bairro Lagoa, na Zona Leste, continuavam alagadas nesta segunda-feira (2). O G1 percorreu mais de dez ruas sem asfalto no bairro e em todas haviam áreas alagadas. Durante a chuva do fim de semana, uma viatura da Polícia Militar (PM) chegou a cair em na vala.
De chinelo, a dona de casa Aline Santos enfrentou, na rua Tambaqui, uma grande poça de lama com água na altura do joelho ao sair de casa para comprar pão. Ela diz que é comum aparecerem animais peçonhentos nas casas por conta das ruas tomadas de água.
“Sempre foi assim, toda vez que chove alaga tudo. Eu tive que esperar secar tudo e ficar dentro de casa porque eu tenho uma filha pequena. Asfalto aqui, nem sinal”, disse.
O morador Manoel Galdino diz que a situação piora a cada ano com os aterros e novas construções no bairro. A maioria das ruas da região não têm asfalto e as poucas ruas pavimentadas ficam ao redor dos condomínios e hipermercados. “Quando alaga as crianças não vão pra escola. E tem o risco de doenças também”, lamenta.
A comerciante Cíntia dos Santos revela que muitos moradores já abandonaram imóveis no bairro por conta dos prejuízos com alagações.
“Já vi carro cair porque o motorista não enxerga o bueiro. Pra sair de casa não tem outro jeito, tem que meter o pé na lama. Eles [políticos] sempre prometem buscar um dinheiro pra fazer um asfalto, mas isso já vem de anos”, reclama.
Viatura em vala
Durante a chuva na manhã de domingo, uma viatura da PM se deslocava no bairro para atender uma ocorrência de homicídio quando caiu em uma vala na rua Piramutaba. O acidente ocorreu quando a viatura fazia uma manobra para retornar e, segundo os moradores, o policial não percebeu a vala já que a rua estava toda alagada.
Um guincho foi chamado para retirar o veículo do local. A PM não respondeu o contato da reportagem sobre o estado de saúde dos policiais que estavam na viatura.
Outro lado
Em nota, a prefeitura de Porto Velho informou que “estão em processo de licitação as obras de asfalto e drenagem do bairro Lagoa, localizado na zona Leste”, mas não deu prazo para início das obras.
Fonte: G1/Rondônia