Sem vagas disponíveis no solo, cemitério Cristo Rei amplia sua capacidade com gavetários

Essa iniciativa permite que a área já existente no atual cemitério seja utilizada por mais dois anos.

7997

A Prefeitura providenciou o aumento de cerca de 13% na quantidade de vagas do cemitério Cristo Rei. Estão sendo construídos 20 blocos de gavetários com 52 vagas cada um, totalizando 1.040 novos possíveis túmulos, inspirados em projetos semelhantes em grandes cemitérios do país. Essa iniciativa permite que a área já existente no atual cemitério seja utilizada por mais dois anos.

A Secretária Municipal de Obras trás ainda outras medidas que ajudarão a estender o tempo útil do cemitério Cristo Rei. “A obra dos gavetários é executada pela Secretaria Municipal de Obras, com mão-de-obra própria e recursos também da Prefeitura. Em breve vamos construir também um ossuário, que vai receber as ossadas dos mais de 300 indigentes que estão há mais de cinco anos enterrados no cemitério. Junto das novas 1.040 vagas, essa ação permitirá que o espaço receba novos sepultamentos por cerca de 2 anos, tempo suficiente para a edificação do novo cemitério”.

Novo cemitério  

O projeto do novo cemitério público de Vilhena, avaliado em R$ 935 mil, será construído por meio de convênio com a JBS e terá aproximadamente 20 mil vagas, o dobro do atual.

A iniciativa só é possível agora após meses de estudos de solo, análises ambientais, reuniões, verificações de vegetação, infiltração de água, delimitação de áreas de impacto e inspeção de vários terrenos públicos no município. “Não tínhamos um terreno na zona urbana disponível para essa obra. Por isso, o projeto foi feito para ser construído em um local que hoje é área de expansão do município, próximo ao frigorífico. Agradeço à equipe da Semplan pelo grande trabalho administrativo e burocrático que permite atendermos mais essa demanda de Vilhena”.

O PROJETO – Com 86 mil metros quadrados, a área que vai abrigar o novo cemitério será dividida em seis alas: duas para gavetários, uma para ossuário, uma para cemitério vertical e duas para cemitério parque, que terão, respectivamente, enterros de gavetas subterrâneas triplas ou sêxtuplas.

Avaliado em quase R$ 1 milhão, o local terá ainda capela, almoxarifado, salas administrativas, muro, pistas de caminhada, gramado, jardins, banheiros, oratório, depósito e será circundado por um cinturão verde 6,8 mil metros quadrados.

 

FONTE: SECOM