Um projeto piloto para o setor de segurança pública de Vilhena foi proposto e está em estudo pela Secretaria de Segurança do Estado, informou o deputado Luizinho Goebel (PV). A proposta do projeto é uma iniciativa do deputado visando a implantação de um sistema de monitoramento eletrônico e, de acordo com o parlamentar, já está sendo debatido com o governo através da Secretaria de Segurança.
Pela proposta do parlamentar o sistema integrado de monitoramente eletrônico incluiria as principais saídas de acessos de Vilhena, como a rodovia 174, para Juína, a saída para o Estado do Mato Grosso, via BR-364 e a saída para os municípios do cone sul do Estado. Especificamente na área urbana o monitoramento se estenderia para avenidas comerciais e movimentadas, como a Paraná, a Melvin Jones, Capitão Castro e Major Amarante, entre outras, além de locais públicos de grande fluxo de pessoas como hospital público e instituição de ensino.
Segundo o deputado, o projeto já foi discutido com o secretário de segurança do Estado Marcelo Bessa e Luizinho se comprometeu em disponibilizar recursos por meio de emenda parlamentar em contrapartida aos investimentos do governo. “Trata-se de um projeto preventivo na área de segurança, que serviria para inibir as ações criminosas e ao mesmo tempo como ferramenta para a polícia coibir e elucidar crimes”, disse o deputado.
Estudos mostram que cidades que adotaram o sistema de monitoramente eletrônico obtiveram queda nos índices de criminalidade, de infração de trânsito e aumento na elucidação de crimes. “É um projeto que precisa ser aprofundado a discussão sobre sua implantação e o seu alcance, porém, estamos otimistas que avançaremos no sentido de efetivá-lo porque percebemos a boa vontade do governo em diminuir os índices de criminalidade”, pontuou Luizinho.