Rosani: A mulher é o alicerce do lar, como primeira-dama vou trabalhar em prol de seu bem-estar

245

O VILHENA NOTÍCIAS entrou em contato com as assessorias dos quatro candidatos a prefeito de Vilhena, com o objetivo de entrevistar as esposas dos candidatos, para que os leitores do site as conhecessem melhor.

Foram estipuladas apenas duas regras, onde as perguntas realizadas serão as mesmas para as quatro esposas e a filtragem dos comentários serão extremamente rigorosas, para evitar acusações de qualquer tipo, ataques e constrangimentos às esposas dos candidatos.

Confira agora a entrevista com Rosani

Nascida em Enéas Marques no Paraná, Rosani T. Pires da Costa Donadon, tem 40 anos, foi a criadora da Secretaria Municipal de Bem Estar Social (atual Semas) em 1997.

Em seis anos a frente da pasta Rosani criou maioria dos projetos que estão em prática até hoje, como a Casa da Gestante, a Central de Processamento de Leite (CPL), Centro da Juventude, Centro de Atendimento à Mulher vítima de agressão, Abrigo da Mulher, Centro do Idoso, Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI, atual CRECA), Programa de Geração, Emprego e Renda com cursos profissionalizantes como cabeleireiro, manicure e pedicure, corte e costura, pinturas em tecidos e telas. Além de incentivos aos jovens como ofereceimento de aulas de Tae Kwon Do, Balé, Karatê, Informática e cursos profissionalizantes.

Melki e Rosani se conheceram num consultório odontológico, na cidade de Colorado do Oeste, que pertencia a um cunhado da ex-primeira-dama. Melki era cliente do consultório e os dois começaram uma amizade, que se seguiu a um namoro e ao atual casamento.

VILHENA NOTÍCIAS – Em que área pretende atuar no município, caso seu cônjuge seja eleito? 
Rosani – Pretendo reassumir a Semas, implantar e ampliar projetos, como a construção de novas unidades do Centro da Juventude e Casa da Gestante, além de aumentar a produção do leite de soja, construir um abrigo da criança com espaço de atendimento específico para cada faixa etária, e fazer uma sede para o Conselho Tutelar. Incentivar a prática de esporte e cultura não só para os jovens, mas para toda a nossa comunidade. Através da Semas pretendo fazer uma piscina semi-olímpica na Guarda-Mirim, pois já fizemos a quadra poliesportiva no local e agora vamos investir muito mais no local.

VILHENA NOTÍCIAS – Como cidadã comum, o que você costuma fazer no dia-a-dia? 
Rosani – Eu sempre estou envolvida em ações sociais. Procuro ajudar naquilo que for necessário dentro das atividades de minha igreja, atendo famílias nos bairros e sempre que sou procurada para contribuir em obras sociais estou à disposição.

VILHENA NOTÍCIAS – Qual sua opinião quanto ao papel da mulher na sociedade, desde a trabalhadora até ao patamar de mãe? 
Rosani – O papel da mulher é muito importante dentro da sociedade atual. Acredito que nós somos o alicerce de qualquer família, pois cuidamos da organização familiar, e nos preocupamos com o bem-estar dos filhos. Se estamos bem todos aqueles que estão em nossa volta também caminham bem. Por isso, mantive vários programas dentro da Semas voltados ao público feminino. Vejo que nós mulheres conquistamos muitas coisas ao longo dos anos e devemos olhar cada vez mais para o futuro, trabalhando sempre para evoluirmos, nunca deixando nossa família.

VILHENA NOTÍCIAS – Quais projetos Vilhena precisa para se desenvolver mais, e reduzir a diferença entre o mais rico e o mais pobre na cidade? 
Rosani – O município precisa de uma política econômica de qualidade, em que haja sempre, e de maneira crescente, a geração de emprego e renda. Enquanto titular da Semas criei uma série de cursos profissionalizantes e incentivei milhares de vilhenenses a ingressar no mercado de trabalho, sempre realizando cursos dos mais variados segmentos. Estes projetos contribuíram com o aumento da renda familiar, e ajudaram a dar o primeiro passo de muitos profissionais de sucesso em nosso município.

VILHENA NOTÍCIAS – Problemas na administração, possivelmente haverão durante o pretenso mandato, como a primeira-dama pretende colaborar com o futuro prefeito? 
Rosani – Sempre estive ao lado de Melki desde o primeiro mandato que ocupou e desta vez não será diferente. Estarei ao seu lado lhe dando apoio como e tranqüilidade.

VILHENA NOTÍCIAS – Por que seu cônjuge merece ser prefeito de Vilhena? 
Rosani – Ele é um homem de visão, empreendedor, além de ter o dom da administração pública. Seus projetos visam atender um número grande de pessoas, pois Melki trabalha em prol da maioria, e se preocupa muito com a qualidade de vida dos seres humanos. Tenho a certeza que com ele à frente da prefeitura haverá um grande trabalho na educação, na ação social, na saúde e em todos os outros setores da comunidade. O Melki entende que Vilhena tem que estar sempre crescendo e oferecendo, também, condições de crescimento àqueles que vivem aqui.

VILHENA NOTÍCIAS – Como pretensa primeira-dama, como gostaria de ser lembrada na história de Vilhena? 
Rosani – Como uma pessoa que procurou sempre contribuir com o desenvolvimento do nosso município, incentivando a evolução profissional das pessoas, dando aos jovens bons caminhos. Além de ser sensível às causas das pessoas, ouvindo e sempre procurando ajudá-las da melhor maneira.