Desfile de 7 de Setembro leva multidão para as ruas de Vilhena

164

Milhares de pessoas compareceram no fim da tarde desta sexta-feira na Avenida Major Amarante para apreciar o Desfile de 7 de Setembro que comemora o aniversário da Independência do Brasil. Quarenta e sete entidades desfilaram pela avenida levantando bandeiras que foram desde a defesa da permanência do folclore brasileiro até a não aceitação da prática do bullying.

O desfile iniciou-se por volta das 15h30 com a apresentação do Hino Nacional pela Banda Municipal de Vilhena Dragões de Ouro. Partindo da loja Umuarama as apresentações seguiram até a Praça Ângelo Spardari, onde um aglomerado de pessoas acompanhava extasiado a passagem das escolas e demais entidades.

Apresentações

A organização das escolas e demais entidades estava impecável, o destaque da noite foi para a Escola Marcos Donadon com fanfarra bem sincronizada e vestuário digno dos tempos da independência. A escola agradeceu ao bom índice alcançado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) neste ano e disse não ao bullying durante sua apresentação.

Na defesa pelo militarismo, tiro de guerra, bombeiros, soldados da aeronáutica e os policiais militares demonstraram muita disciplina e patriotismo ao desfilar: “É um esforço que fazemos para mostramos a sociedade nosso trabalho. É positivo que as pessoas tenham este momento de prestigiar as instituições e os militares”, observou o policial militar, tenente R. Silva.

Participação popular

O desfile foi marcado por intensa participação da população em geral que lotou a avenida para presenciar a festa. O público era composto por estudantes, pais de alunos, profissionais da escola ou apenas cidadãos brasileiros. Estima-se que 15 mil pessoas tenham acompanhado o desfile. Fiéis, não abandonaram a Major Amarante antes do fim das apresentações, que durou mais de quatro horas.

O secretário de esportes, Wellington Ferreira, avaliou o evento como positivo: “É gratificante saber que o civismo ainda está tão presente no Brasil. É maravilhoso e um ponto forte conseguir reunir escolas e demais entidades junto ao restante da população”, declarou.

Ao término da solenidade, o tradicional show pirotécnico encerrou com chave de ouro a comemoração do 190º aniversário da Independência do Brasil.