Saúde e Beleza: Conheça os benefícios da lente de contato dental

1622

▓ ▓ ▓

LENTES DE CONTATO DENTAL

As lentes de contato dentais tem sido cada vez mais procuradas pelos pacientes nos consultórios odontológicos, já sendo a técnica preferida dos famosos. O procedimento é feito por um profissional da área de dentística (área da odontologia que cuida da estética e da restauração dos dentes) e consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes que pode mudar a cor, formato, contorno, tamanho, ou comprimento dos dentes normais. Mas o que fazer depois? O Dr. Willian Corsi é cirurgião dentista, especializado em harmonização orofacial e atende em Vilhena. Ele explica sobre como é feito o procedimento e os cuidados necessários para manter as lentes de contato.

Dr. Willian Corsi atende nas clínicas CEO e Oral Med, em Vilhena

 

VN: O que é lente de contato dental?

Dr. Willian Corsi: As lentes de contato, como são popularmente conhecidas, são chamadas pelos dentistas de facetas de cerâmicas odontológicas ultrafinas. Elas possuem de 0,3 a 0,5 milímetros, o que possibilita um mínimo preparo dental, conservando ainda mais a estrutura do dente.

VN: Como é feito o procedimento?

Dr. Willian Corsi: É preciso estudar a necessidade de cada paciente, como por exemplo, diastema (espaço entre os dentes), cor alterada, seja por manchas ou canal, alinhamento, entre outros. Antes era necessário desgastar bastante os dentes para colocar a lente, agora, o desgaste é mínimo, e depois as lentes são encaixadas na parte da frente dos dentes, dando uma estética mais agradável ao sorriso do paciente. É muito importante que o dente esteja saudável para receber a lente de contato dental.

VN: Depois de colocadas, quais os cuidados necessários?

Dr. Willian Corsi: O paciente precisa manter a higiene bucal em dia. Escovação, fio dental e visita regular ao dentista, isso faz com que as lentes durem mais, pois não é um procedimento definitivo.

VN: Qual a duração desse tipo de procedimento?

Dr. Willian Corsi: Isso depende muito do paciente. Como qualquer outra parte do corpo, a boca também envelhece, então pode acontecer a retração da gengiva ou perda óssea, o que faria com que o dente que está embaixo da lente fique visível. Nesse caso é preciso fazer a substituição da lente, mas há pacientes em que isso pode demorar 5, 10 ou até 20 anos para acontecer. Por isso é importante a visita regular ao dentista.

VN: Existe alguma restrição de alimentos que podem danificar as lentes?

Dr. Willian Corsi: Apesar da lente parecer frágil, não é. A lente é feita para exercer a mesma função dos dentes na mastigação, apesar de ser colocada na parte externa. Alguns alimentos duros podem quebrar um dente saudável durante a mastigação. Algumas pessoas pessoas tem hábitos que podem ser extremante prejudicial, como abrir objetos com os dentes.  Esse hábito pode facilmente danificar ou quebrar o dente, isso porque não é a função dele e com a lente irá acontecer a mesma coisa. O que é bem diferente de morder uma maçã, por exemplo, que não irá danificar os dentes, nem as lentes.

VN: Com o tempo, a cor da lente pode sofrer alterações?

Dr. Willian Corsi: A lente de contato não mancha. Em pacientes que consomem muito café, refrigerante e os que são fumantes, pode ocorrer alteração de cor, mas após uma limpeza feita pelo dentista, ela volta a ter a sua inicial. Antes era muito comum as facetas em resina, mas a resina depois de manchada não volta à sua cor inicial e é preciso fazer a substituição. A lente é diferente. Mas lembrando mais uma vez, é preciso que o paciente visite seu dentista regularmente para evitar eventuais transtornos.