O clube de futebol português Benfica, recentemente anunciou a sua primeira incursão na indústria do desporto eletrônico FIFA.
O clube participará da FIFA 20 Global Series, tendo contratado o brasileiro Henrique “Zezhino” Lempke como primeiro representante do esporte.
Lempke desloca-se a Portugal no início de fevereiro, onde os adeptos vão poder conhecer a primeira contratação do clube no estádio do clube, o Estádio do Sport Lisboa e Benfica.
Miguel Bento, Diretor Comercial e de Marketing do Benfica, comentou o empreendimento num comunicado: “A inovação faz parte do nosso DNA. O Sport Lisboa e Benfica não poderia ficar indiferente ao crescimento desta indústria virtual, e especificamente do esports.
Este é um primeiro passo numa aposta de futuro que permitirá um maior envolvimento dos nossos jovens adeptos numa actividade que gera muita paixão e interesse. ”
O Benfica vai arrancar no esports pela primeira vez nas Eliminatórias FIFA 20 Global Series, a decorrer em Atlanta, Geórgia, a 16 de Janeiro.
De acordo com o lançamento, o clube deve contratar mais jogadores no “futuro próximo”, embora se isso seja no FIFA ou em outro título ainda não se sabe.
Lempke comentou sobre o seu novo clube:
“Estou muito feliz por representar o maior clube de Portugal e um dos maiores da Europa. Mal posso esperar para vestir as cores do Benfica e vou dar o meu melhor para ganhar ainda mais troféus para o clube! ”
Deveriam os Clubes Portugueses Investir em Outros e-Sports?
O surgimento de clubes de futebol se envolvendo em eSports não é nenhuma novidade, especialmente com o FIFA e PES já tendo desenvolvido as cenas há algum tempo.
A entrada do Benfica na indústria pode ser um empreendimento lucrativo se tiver despendido o tempo necessário para compreender a cena e como navegá-la organicamente.
Com a ajuda de nossa expert em e-Sports, Luiza Lima Correia, apresentaremos argumentos e falas de membros de entidades muito importantes na cena de e-Sports de Portugal, a fim de que ao final deste artigo, você possa ter alguns pontos muito claros, como:
- Há Futuro Para os E-Sports em Portugal?
- Principais Associações de eSports no País
- Jogos Importantes além do FIFA
O FIFA é o E-Sports mais Jogado em Portugal?
Embora os portugueses amem o futebol, temos que dizer que o Counter-Strike é o jogo de esports mais popular em Portugal, jogado por equipas profissionais aqui localizadas.
É representado por 20 times que receberam $2.147 em prêmios em dinheiro. Se considerarmos apenas jogadores individuais de Portugal, então o jogo mais jogado aqui também será o Counter-Strike. Há 17 pessoas jogando esse gênero de esportes eletrônicos aqui em um nível competitivo com $ 51.439 ganhos em recompensas.
A Federação Portuguesa de Esports tornou-se membro da Esports Integrity Commission (ESIC).
Este acordo irá garantir a conformidade da Federação Esportiva Portuguesa com o Código de Ética da ESIC, bem como de todas as competições futuras a serem organizadas ou licenciadas pela Federação Esportiva Portuguesa com o Código Anticorrupção, Código de Conduta do Jogador e Código Antidopagem da ESIC .
“Este é mais um passo que estamos a dar no sentido de cumprir a nossa missão de desenvolver o Ecossistema dos Esports Portugueses, de acordo com um espírito desportivo próprio, valores educativos e culturais e princípios de cidadania activa,”
Tiago Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Esports, disse.
Fernandes acrescentou que, estando a Federação Portuguesa de Esportes a estabelecer um Calendário Nacional de Esportes Competitivos, numa multiplicidade de títulos de jogos,
“Isto permite aos jogadores, treinadores, árbitros e clubes do nosso país estarem seguros de que vão participar em competições que são justo e transparente e onde a integridade e lealdade são onipresentes, assim como o verdadeiro espírito esportivo.
Isso também vai reafirmar a confiança de nossos parceiros comerciais em investir nas referidas competições.”
Ian Smith, Comissário da ESIC, disse:
“É um prazer receber o PESF como membro da ESIC.
O seu compromisso com o desenvolvimento de uma cena popular vibrante em Portugal, com integridade no centro, é muito encorajador.
Estamos ansiosos para trabalhar com a equipe para incorporar nossos Códigos em suas regras e regulamentos e apoiá-los com suas iniciativas de educação para garantir que a próxima geração tenha todas as ferramentas de que precisa para ter um sucesso justo e esportivo.”
Veredito Final
Sim, com certeza há futuro para os e-Sports em Portugal, e no mundo, e sem dúvidas, veremos movimentações de clubes de futebol migrando para os campeonatos online, não só de FIFA, mas também de outros esportes, principalmente o CS:GO.
Caso você queira acompanhar suas equipas favoritas tanto no FIFA como no CS, indicamos aqui uma lista de Site de aposta cs go, onde é possível checar os sites mais conceituados de aposta – que são os melhores lugares para se acompanhar eventos online da atualidade.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender melhor o futuro dos e-Sports no país, prever futuras movimentações, e, é claro, introduzir nomes importantes, como o do presidente da federação portuguesa de e-sports, e do novo jogador de FIFA do Benfica.