Médico urologista alerta para prevenção do câncer de próstata

650

Um dos mais renomados urologistas de Vilhena, o Dr. Nilton Migiyama, alerta para a prevenção do câncer de próstata, visto que é a segunda causa de morte por câncer de homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele).

O médico, que participou do 33º congresso brasileiro de urologia em Florianópolis, (SC) no mês passado, explica que a próstata é uma glândula existente somente no homem, localizada em uma região entre o escroto e o ânus (períneo). Ela é responsável pela reprodução, produzindo a secreção que compõem o esperma.

Migiyama ainda destaca que todos os homens devem fazer seus exames de rotina anualmente, principalmente depois dos 40 anos. Nesta faixa etária, o médico recomenda que o paciente faça o exame de PSA (antígeno prostático especifico) e a avaliação da próstata (toque retal). “O câncer de próstata é assintomático, com isso a única maneira de descobri-lo é através da prevenção”, enfatiza Migiyama.

Os principais fatores para a doença são: genética (caso de câncer na família), hábitos de vida (sedentarismo e má alimentação) e raça (os negros têm incidência maior em 30% de desenvolver câncer de próstata, que brancos). Desta forma, o médico urologista ressalta que quando o câncer é descoberto no início, tem cerca de 90% de índice de cura.

Ademais, sobre prevenção da doença, Migiyma indica que as pessoas mantenham hábitos saudáveis de vida, com exercícios físicos, alimentação rica em fibra, frutas e verduras. Além disso, o urologista adverte para a diminuição de gorduras e frituras, cuidados com o peso e realização de bateria de exames.

O médico urologista Nilton Migiyama atende no centro Urogastro, situado na Rua Ricardo Kullert, nº 325, ao lado do Hospital Bom Jesus.