Na última terça-feira, 30 de agosto, o Vilhena Notícias publicou uma matéria (Leia Aqui), acerca de uma denúncia, onde relatava que sacolas de lixo hospitalar estariam sendo jogadas no lixão da cidade.
De acordo com a fonte, que não quis se identificar, as fotografias foram tiradas no início do mês de agosto e mostram lixo hospitalar misturado com lixo doméstico. Segundo a fonte, os materiais como luvas, seringas e ainda bolsas de soros, com nomes de pacientes, são jogados pelo caminhão da prefeitura, mas são queimados durante a noite, no local.
Com isso, na manhã de hoje, o sócio diretor da empresa Paz Ambiental, (antiga Moura & Paz) Erivelton Giordani,(Foto) procurou o Vilhena Notícias, para explicar como é feita a coleta do lixo hospitalar em Vilhena.
Giordani ressalta que a Paz Ambiental realiza diariamente a coleta do lixo hospitalar das unidades de saúde do município, visto que tem um contrato com a prefeitura. Desta forma, os materiais são recolhidos e incinerados pela empresa.
Contudo, ele ressalta, que de 100% das empresas de saúde da cidade, apenas 40% tem contrato com a Paz Ambiental, de forma que o restante descarta de maneira inadequada o lixo produzido.
O denunciante que revelou ao Vilhena Notícias que o lixo hospitalar era jogado no lixão da cidade, afirmou que o mesmo era oriundo de um posto de saúde do centro de Vilhena. Questionado sobre esta informação, o sócio diretor da Paz Ambiental enfatiza, que a os sacos de lixo recolhidos pela empresa, são identificados, mas pode acontecer de algum funcionário da unidade misturar o lixo.
Na oportunidade, a coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Adelires Calonego Albuquerque, explicou que foi informada do caso, através de denúncia e que fiscais averiguam a situação para descobrir o responsável e penalizá-lo.
O secretário de saúde, Vivaldo Carneiro, disse na manhã de hoje, que a secretaria investiga o caso, para saber a origem do lixo hospitalar, que foi jogado no lixão, mas não deu mais detalhes sobre o procedimento.
Fotos: Colaborador do Vilhena Notícias