A segunda noite da I Semana de Gestão da Faculdade AVEC, teve a participação de diversos professores, autoridades, empresários e acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Direito. O conferencista da noite foi o professor mestre Roberto Musatti, que abordou de forma ampla as negociações entre Brasil e China.
O professor fez um apanhado da história da China, desde seus primórdios até a atual conjuntura política. Musatti já esteve na China por três oportunidade nos últimos 2 anos e pode conferir de perto as diferenças culturais entre Brasil e China. “Os chineses tem outra perspectiva em relação a suas vidas, eles visam o trabalho e se pudessem trabalhariam 24 horas por dia”, revelou o mestre em Administração.
Outro ponto abordado por Roberto Musatti foi a língua, “O chinês fala o Mandarin que tem mais de 15 mil símbolos e a maioria dos cidadãos de classe média não sabem mais do que 600. A língua com certeza não será a língua do futuro, por sua dificuldade até mesmo entre os próprios chineses”, garantiu Roberto Musatti.
Já em relação ao comercio entre Brasil e China, o palestrante afirmou que a China é país que tem grande capacidade de produção, porém necessita de países como o Brasil para sustentá-los com matéria-prima, alimentos, energia e até mesmo água. “Os chineses vêem no Brasil um grande parceiro comercial, pois nosso país tem capacidade de fornecer grandes quantidades dos principais produtos que eles necessitam para aumentar e sustentar seus elevados índices de produção”, ressaltou Musatti.
O também economista, evidenciou que a China apesar de estar crescendo para se tornar o principal país do globo, ainda necessita desenvolver a democracia, que não existe por lá, “Somente através de uma democracia a China poderá alcançar e ultrapassar os EUA”, encerrou Musatti.
No evento a professor Maria Zenilda de Souza, diretora da Faculdade AVEC, ressaltou que a I Semana de Gestão e encontros são proveitosos para os alunos e também para os professores, “Através da visita de grandes professores e mestres que realizam suas palestras, os acadêmicos e todo corpo docente podem absorver novas idéias e conhecimentos e isso é muito importante e engrandece a formação de todos”, disse a diretora da Faculdade AVEC.
SEMANA DA GESTÃO
A I Semana da Gestão continua nesta noite, 26 de outubro, com a palestra do professor Célio Rejani, que atualmente é prefeito de Dracena-SP, que abordará o tema, “Por que as empresas quebram ? “.