A terceira noite da I Semana de Gestão da Faculdade AVEC, foi marcada pela palestra do professor mestre Célio Rejani, que também é prefeito da cidade de Dracena-SP. A palestra “Por que as empresa quebram ? – Os 7 pecados capitais” atraiu centenas de pessoas entre acadêmicos de todos os cursos da faculdade, professores e empresários de Vilhena.
Célio Rejani iniciou sua palestra colocando que o primeiro pecado capital das empresas é não separar o patrimônio da empresa como o patrimônio dos sócios. O segundo seria não seguir o ciclo de caixa, ou seja, controlar errôneamente os prazos de compra e venda do estoque.
O terceiro pecado capital elencado pelo conferencista seria a falta de um capital de giro, que permite a empresa ter liquidez. O quarto pecado seria a análise de crédito, onde a empresa dando crédito ou vendendo para maus pagadores, pode ir a falência rapidamente.
Em quinto, um dos fatores mais importantes, segundo o palestrante, é a formação do preço de vendas. Seria como a empresa escolhe o preço pelo qual cobrará pelo serviço ou produto, isso pode travar a empresa caso o lucro não seja o necessário para ela crescer.
O sexto da lista é a remuneração dos sócios, “Deve-se saber quanto cada sócio pode retirar da empresa, uma empresa que fatura 100 mil mensalmente, tendo retiradas de 10 mil pelo dono, pode correr o risco de não ter liquidez para comprar seus produtos ou realizar sua manutenção”, explica Célio Rejani.
O sétimo pecado capital é o mais importante, revela o professor, é o recurso humano, quais pessoas irão trabalhar na empresa, aquelas que tem comprometimento ou apenas aquelas que se preocupam com rendimentos. O conferencista analisou a fundo esta questão e asseverou que o importante é ter as pessoas certas nas funções certas.
I SEMANA DE GESTÃO
A semana de Gestão promovida pela Faculdade AVEC com a 14ª Turma de Ciências Contábeis foi marcada pela qualidade das palestras ministradas pelos professores Marcelo Plenz (Dracena-SP), Roberto Musatti (Tupã-SP) e a última pelo professor Célio Rejani (Dracena-SP).
A diretora da AVEC, professora Maria Zenilda de Souza agradeceu a participação de todos os acadêmicos e o empenho em especial da 14ª Turma, “foi uma semana de grandes palestras, de grandes conhecimentos e parabéns a todos que colaboraram na organização do evento. Teremos mais eventos deste cunho, visando o enobrecimento do conhecimento de nossos acadêmicos”, disse a diretora.
Já o professor José Gonzaga, presidente da REGES (Rede Gonzaga de Ensino Superior) da qual a AVEC faz parte, avaliou o encontro de forma positiva, “estamos aqui oferecendo o melhor para nossos acadêmicos, nossa instituição quer formar profissionais de qualidade para o mercado de trabalho. Nossos professores também estão sempre se atualizando e se capacitando. Com nossos dois novos cursos na área de informática, estaremos capacitando inúmeros profissionais para a era da informação”, ressaltou o presidente da REGES.
No final do evento, os acadêmicos da 14ª Turma de Ciências Contábeis presentearam o professor José Gonzaga, a professora Maria Zenilda e o professor Marcos Roberto Pinto, coordenador do curso de Ciências Contábeis com mimos em agradecimento ao apoio prestado no evento, que angariou fundos para a formatura da turma.