Aconteceu neste último final de semana, a seletiva que definiu os representantes rondonienses na fase nacional do Gymnasiade Escolar 2022. Mais de 70 atletas de todo o Estado participaram dos jogos nas modalidades de judô, basquete 3 x 3 e vôlei de praia. Atletas de Vilhena garantiram vagas na fase nacional em duas modalidades.
A abertura do evento foi no Ginásio Geraldão e contou com a presença do prefeito Eduardo Japonês, do secretário de Esportes Welliton Oliveira, do presidente da Federação do Esporte Escolar de Rondônia (Feero), Antônio Marques Nunes, do vereador Wilson Tabalipa, do coordenador da Associação Vilhenense de Voleibol (AVV), France Lima, da sensei da Associação Yawara de Judô de Vilhena, Ana Nasta Thomaz, do treinador da Associação de Basquete de Vilhena (Asbavi), Silverlô Meireles, e do responsável pelo Núcleo de Educação Física e Cultura Escolar da Seduc, Evandro Marcos.
Três locais foram palcos dos confrontos da seletiva, no Ginásio Geraldão, aconteceram os jogos de basquete 3 x 3. Já na quadra da AVV aconteceram os confrontos do judô e na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) as partidas do vôlei de praia.
De acordo com a organização do evento, mais de 70 atletas competiram na seletiva, com representantes de Vilhena, Colorado do Oeste, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná e Porto Velho.
No basquete escolar 3 x 3, os classificados pelo masculino foram a escola Major Guapindaia, de Porto Velho, e pelo feminino as atletas vilhenenses da escola estadual Álvares de Azevedo.
Na seletiva do vôlei de praia, foram classificados pelo masculino a equipe da escola Cora Coralina, de Cacoal, já pelo feminino, as atletas da escola Aluísio Pinheiro Ferreira, de Rolim de Moura.
No Judô houve mais representantes vilhenenses aptos para a fase nacional. O atleta Pedro Leônidas de Almeida, da escola municipal Maria Arlete, foi o vencedor na categoria abaixo dos 73 kg no masculino. No feminino, duas atletas do Ifro ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) de Vilhena também representarão o município: Izabelly Silva Teixeira foi a classificada na categoria abaixo dos 63 kg e Anyzabelly Osmidio venceu na categoria abaixo dos 70 kg.
Os demais classificados do Estado no Judô pelo masculino foram Francisco Capistrano e Luís Augusto, de Ariquemes, Mateus Lemes, de Pimenta Bueno, Kaiann Lezalel e Raphelson Tarcísio, de Colorado, Diego Farias, de Porto Velho e Joycyclley Alves, de Cacoal. Já pelo feminino as outras representantes foram Débora Cristina, de Pimenta Bueno, Tatiany Alves, de Cacoal e Mariane Camargo, Ana Terra Martins, Laina Menezes e Priscila Ribeiro, de Porto Velho.
Haverá ainda uma seletiva em vídeo para as atletas da ginástica rítmica, que servirá como análise pela equipe de arbitragem internacional do Gymnasiade, para definir as representantes do Estado na modalidade. Seis atletas de Vilhena pleitearão a vaga, sendo três da escola Deisy Gym de Ginástica Rítmica e três da AGRV (Associação da Ginástica Rítmica de Vilhena).
A Prefeitura de Vilhena cedeu o espaço físico e pessoal de apoio para a realização da competição, bem como providenciou divulgação e apoio na gravação dos vídeos das representantes de ginástica rítmica.
GYMNASIADE – A seletiva realizada em Vilhena foi a fase classificatória para a seletiva nacional organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que será realizada nos meses de março e abril nas cidades de Aracaju, no Sergipe, Maricá, no Rio de Janeiro, e Rio Branco, no Acre. Os campeões da fase nacional irão representar o país nos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2022, em maio, na cidade de Normandia, na França, em competição realizada pela Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF).
Semcom