Novelas da Globo lideram ibope, mas têm pior momento histórico

479

“Nunca antes neste país”, como diria um certo político, a Globo enfrentou um mau momento como o atual em suas faixas de novelas.

Sim, as três tramas principais da casa –18h30m 19h30 e 21h30– ainda são líderes de audiência no país (Painel Nacional de Televisão) e também na Grande SP (epicentro da publicidade brasileira).

Mas, segundo apuração da coluna, é a primeira vez que as três principais novelas da casa ao mesmo tempo registram menor público que suas antecessoras.

O que publicamos a seguir são dados exclusivos e foram mensurados pela Kantar Ibope Media, porém a coluna os obteve por outras vias. A Kantar é proibida contratualmente com as emissoras de divulgar esse tipo de levantamento.

Vamos começar a partir da novela mais importante de todas:

O Sétimo Guardião

Além de todos os problemas que a novela vem enfrentando –inclusive dois processos de plágio, morte de figurante, tensão no elenco etc.–, em São Paulo o ibope da novela está empacado nos 29 pontos. (cada ponto em SP vale por cerca de 73 mil domicílios).

Esse índice é abaixo do chamado ?trilho? previsto pela emissora para o horário, que é de 30 pontos (cada ponto em SP vale por cerca de 73 mil domicílios).

Na comparação até o capítulo 115, é o menor ibope de uma novela desde “A Lei do Amor” (26,3 pontos). Na comparação somente nesta década, “O Sétimo Guardião” dá hoje quase 10 pontos a menos do que “Fina Estampa” registrou em 2011.

No PNT, a novela dá menos que em SP: 27,3 pontos (cada ponto é igual a 254 mil domicílios nessa medição).

Verão 90

Até o capítulo nº 47, a novela das 19h30 da Globo também é líder, mas está dando o menor Ibope que as três antecessoras diretas no mesmo período. Supera apenas a quarta, “Rock Story” (2017).

Também na comparação com o maior sucesso da década no horário, “Cheias de Charme” (2012), “Verão 90” registra hoje quase seis pontos a menos em São Paulo.

No entanto, por justiça é bom acrescentar que a novela está apenas em sua primeira fase e, desde a primeira semana, cresceu mais de 20%.

Espelho da Vida

Para encerrar, a novela com o pior resultado na Globo hoje: “Espelho da Vida”.

Apesar de ser também líder de ibope no país e em São Paulo, a novela de Elizabeth Jhin que aborda espiritualismo tem os piores números dos últimos cinco anos (desde “Boogie Oogie”).

“Espelho” registra até o 154º capítulo apenas 17,6 pontos em SP. Bem menos que a antecessora direta, “Orgulho e Paixão” (21,5 pontos).

E isso porque a novela conseguiu alguma recuperação, já que no início chegou a segurar por alguns capítulos o “título” de menor ibope da história no horário. Mas escapou.

Fonte: Ricardo Feltrin – Portal UOL