O martelete está presente no cotidiano da construção civil e, muitas vezes, é utilizado em ambientes domésticos. Contudo, com tantas opções no mercado, funcionalidades e formas de uso, surgem algumas dúvidas. Por isso, reunimos um guia completo sobre o que é martelete e suas principais funções.
Venha conferir informações valiosas que farão toda a diferença na forma como você usa essa ferramenta elétrica. Não perca nenhum detalhe e realize serviços com excelência e segurança. Boa leitura!
O que é martelete?
O martelete é uma ferramenta elétrica, ou pneumática, com mecanismo de impacto que gera golpes de alta frequência e força. Dessa forma, é capaz de perfurar, cinzelar e quebrar materiais extremamente resistentes, como concreto.
Inclusive, sua potência é o que o diferencia das furadeiras. O melhor é que desempenha as atividades de forma controlada e precisa. Assim, torna as tarefas mais rápidas e práticas.
Devido à sua eficiência, é utilizado em construções civis para instalação de tubulações, passagem de fiação elétrica e até para demolir de paredes e pisos. Também é um ótimo aliado para reformas. Então, se estava pensando em substituir azulejos, pisos ou reboco, o martelete é o equipamento certo!
Sem falar que os modelos perfuradores facilitam na hora de fazer furos em superfícies mais duras. Ou seja, sabe aquela prateleira ou luminária que precisa instalar? O martelete pode ser a ferramenta certa para isso!
Apesar de todas as vantagens, saiba que existe uma grande variedade no mercado e cada versão é indicada para uma atividade. Continue a leitura para conhecer os diferentes tipos disponíveis e suas indicações de uso.
Qual a diferença de martelete e rompedor?
Agora que já sabe o que é martelete, venha desmistificar outras dúvidas relacionadas ao instrumento. Um dos questionamentos mais comuns é sobre qual a diferença dessa ferramenta para o rompedor.
Contudo, saiba que, na verdade, o rompedor é um tipo de martelete! Diferentemente da versão com função perfuradora, e mais potente que o rotativo, o martelete rompedor é considerado o melhor modelo para quebrar concreto.
Dessa forma, possui ação de percussão pura, ou seja, envolve apenas a geração de impacto sem a rotação da broca (movimentos de martelagem vertical). Ainda, graças a sua alta potência e força de impacto, é indicado para trabalhos pesados.
Quais são os tipos de martelete?
Como pontuamos anteriormente, é muito importante conhecer os detalhes e tipos de martelete para garantir um trabalho eficiente e seguro. Além do rompedor, que trouxemos no tópico anterior, você também encontrará no mercado:
1. Martelete rotativo
Projetado principalmente para perfuração em concreto, alvenaria e outros materiais resistentes, possui uma ação de percussão rotativa. Isso significa que combina a rotação da broca com movimentos de martelagem e, assim, perfura materiais duros de maneira eficiente.
Inclusive, esse fato permite criar buracos de diferentes diâmetros. Além disso, o martelete rotativo pode ter modo de cinzelamento. Nesse caso, o mecanismo de percussão é ajustado para quebrar pequenas áreas de concreto ou abrir canaletas.
2. Martelete perfurador
Esse tipo de martelete é projetado para perfurar madeira, metal e plástico, por isso, é adequado para trabalhos leves ou médios. O melhor é que é mais compacto e leve em comparação com os outros. Dessa forma, é fácil de operar e transportar para diferentes ambientes.
Ainda, tem mecanismo de percussão, ou seja, a broca não gira. E, embora seja menos potente em comparação com os modelos rotativos ou rompedores, ele possui potência suficiente para realizar perfurações nas superfícies indicadas.
3. Martelete demolidor
Assim como o nome sugere, sua principal função é demolir e quebrar concreto, alvenaria e outros materiais resistentes. Essa versão também funciona com mecanismo de percussão, entretanto, sua alta potência de impacto permite um funcionamento eficiente.
Ainda, é bem semelhante ao rompedor, contudo, é usado como uma britadeira, em posição vertical. Sem falar que, em vez de brocas, os marteletes demolidores utilizam ponteiros e talhadeiras.
Saiba que todos esses modelos estão disponíveis em diferentes potências, detalhe que está relacionado à sua capacidade de perfuração. Além disso, possuem controles de velocidade e torque, permitindo o ajuste de acordo com a necessidade
Qual NR para trabalhar com martelete?
Com tantas informações sobre o que é martelete, você já está pronto para ir às compras e garantir o produto certo! Contudo, saiba que, ao trabalhar com a ferramenta, é obrigatório seguir as diretrizes de segurança da NR (Norma Regulatória) 18.
Desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a norma estabelece diretrizes de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção civil. Dentre as orientações, destacam-se:
- Treinamento adequado dos operadores;
- Garantia de manutenção regular dos aparelhos;
- Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, óculos de proteção e protetores auriculares.
É importante ressaltar que o uso do martelete deve ser realizado por profissionais capacitados!